Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por Deus é amor


“Mente sã, corpo são”. A frase do filósofo romano, Juvenal deixa nítida a relação de cuidado que a população deve ter com os assuntos ligados à ditadura dos padrões estéticos. Dessa forma, é válido analisar que esse problema é causado pela busca de um ideal de beleza inatingível e pode resultar em consequências físicas e psicológicas.
A carência de autoestima leva as pessoas a viverem a “sociedade do espetáculo” proposta pelo sociólogo Guy Debord na qual as relações são mediadas pelas imagens. Atualmente, a necessidade de aprovação leva as pessoas a se submeterem a intervenções cirúrgicas e tratamentos a fim de, tentarem se encaixar nessas regras de pesos e medidas, que é vendido pela mídia como, corpos esculturais e cabelos lisos. Logo, é comum que os cidadãos façam uso de métodos errados e levem o corpo ao extremo, por exemplo, o uso de anabolizantes no qual, o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) afirma que 540 mil brasileiros utilizam esses produtos ilegais e o uso indiscriminado destes hormônios sintéticos pode causar hipertensão e ataques cardíacos.
Ligado a isto, temos a frustração causada pela estereotipação dos tabus de beleza que podem motivar tanto a depressão como também, os distúrbios alimentares, por exemplo, a anorexia, que é causada por uma imagem corporal distorcida e chegam ao público jovem através de páginas na internet onde, estimulam atitudes enérgicas para perca de gordura, estes “blogs” agem na sutileza e se intitulam de Ana. Estima-se que no Brasil esta doença afeta 100.000 adolescentes dos quais 90% são do sexo feminino e entre as patologias psiquiátricas é considerada a maior causadora de mortes conforme diz o Ministério da Saúde.
Desse modo, percebe-se que boa parte de tais problemas podem ser solucionados a partir da integração da sociedade, de forma plena. É necessário primeiramente, que os preconceitos sejam quebrados através da educação não apenas na escola, como também no âmbito familiar com atividades que estimulem a aceitação e a valorização das variedades físicas e psicológicas de cada um. Os órgãos fiscalizadores como o PROCON e as ONGS não só, devem pressionar a mídia para que diminuam o tempo de propagandas que enalteçam padrões de boniteza como também, estimular anúncios que reconheçam todos os tipos de características particulares.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018