Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


No filme “O Diabo veste Prada” a questão do “ter de” é bem evidente quando a protagonista decide mudar a maneira como se veste para ser valorizada no trabalho e se sentir parte daquele meio social, já fora das telas tal situação é uma realidade nessa sociedade extremamente estereotipada e exigente quanto aos padrões de beleza e comportamento.
Nesse sentido, a cultura do “ter de” aborda aspectos que vão desde os lugares que podem ser frequentados até o que se deve vestir ou comer, fatos exemplificados nas marcas de grife que são sempre recomendadas e a onda de optar por alimentos ‘light’ para se ter um corpo ‘fitness’. O problema se estabelece quando as pessoas se submetem a tais imposições, vivendo numa verdadeira escravidão, já que a sociedade condena com a exclusão aqueles que não seguem esses pré-requisitos.
Em essência, quando o filosofo grego, Aristóteles, afirma que o homem é um animal político quer dizer que o ser humano é incapaz de viver sozinho, sua natureza exige a vida em sociedade. Tal teoria pode ser usada para explicar a necessidade que algumas pessoas têm em seguir os parâmetros sociais, que são erroneamente considerados os corretos, para se sentirem felizes e realizadas, mesmo que para isso precisem deixar de lado suas personalidades, tal situação também é abordada no filme citado acima quando a personagem principal passa por mudanças em sua mentalidade.
Portanto, viver em sociedade é importante e necessário, como exposto anteriormente, à condição humana, mas quando esse meio social impõe pressupostos a serem seguidos que não respeitem a individualidade de cada um, faz-se necessário a reavaliação de tal conjunto social para haver não a condenação, mas a valorização do indivíduo. A sociedade precisa deixar de rotular as pessoas, os meios de comunicação podem ser usados para promover campanhas que valorizem a diversidade física existente no mundo, bem como o respeito àquelas pessoas que não se enquadram nos errôneos padrões de beleza para que doenças como a anorexia e a depressão sejam evitadas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018