Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


A luta feminina pela equidade de direitos em diferentes segmentos vem alcançando resultados significativos com a inserção cada vez maior das mulheres nos meios sociais. Essa busca por igualdade e liberdade, entretanto, encontra um novo desafio na contemporaneidade: a indústria da beleza que, ao pregar um incessante culto à forma, escraviza a classe feminina em busca desses padrões estabelecidos .Tendo em vista as graves consequências desse desequilíbrio social, medidas para alterar essa realidade devem ser apresentadas.
Primeiramente, deve-se considerar que a mídia é o principal instrumento de propagação de esteriótipos na sociedade atual. Isso ocorre, pois,por meio de novelas, propagandas e revistas, é estabelecido um padrão de beleza associado a uma ideia de realização pessoal, status e inclusão social.Assim, esse modelo passa a ser desejado e valorizado por uma grande parcela da sociedade, que se torna, então, refém da indústria da beleza em prol do corpo ideal.Em decorrência disso, principalmente as mulheres entram um ciclo vicioso de culto à forma, recorrendo às academias, alimentos menos calóricos,dietas milagrosas, plásticas e até mesmo medicamentos perigosos para a saúde. Constata-se, dessa forma, como os parâmetros idealizados atualmente distanciam-se de uma valorização do indivíduo, por suas características pessoais, seus valores e suas capacidades, em detrimento do aspecto físico.
Em segundo lugar, é importante considerar os diferentes efeitos dessa inversão de valores sociais e da procura pela adequação aos modelos estabelecidos. Nesse sentido, verifica-se que muitas pessoas em virtude de uma autocobrança exagerada enfrentam um processo de baixa autoestima e de autorrejeição que pode inclusive levá-las à depressão e ao afastamento social. Além disso, a redução abrupta de peso, devido ao uso de remédios ou a redução da quantidade de alimentos ingeridos, pode levar à anorexia, que é uma doença em que o indivíduo se vê com mais massa do que realmente possui e, então, está sempre em busca do emagrecimento. Assim, sem a quantidade de nutrientes necessários, o organismo dessas pessoas se fragiliza de tal forma que, em muitos casos, resulta no óbito.
Diante desse cenário em que os apelos midiáticos de consumo resultam em danos graves a uma significativa parcela social, medidas devem ser executadas. Portanto, cabe às escolas e às ONG's, por meio de palestras e cartilhas, retratarem a importância dos cidadãos reconhecerem os apelos de consumo embutidos nos meios midiáticos,valorizando o conteúdos das pessoas e as diferenças em detrimento dos padrões estabelecidos nesses meios. Ademais, cabe ao Governo Federal exigir a retratação,em programas, jornais, revistas e novelas, desse tema e das suas implicações para os cidadãos, sob pena de multas e embargos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018