Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


O padrão de beleza, concretizado pelo desejo de se sentir amado, inserido e bem integrado na sociedade, é controlado pela indústria cultural, que visa somente lucro e não se preocupa, portanto, com os problemas que essa imposição de modelo pode causar, tais como transtornos alimentares e depressão.
Assim como o nazismo utilizou a fragilidade da população alemã para se instalar, a produção cultural se apoiou na falta de autoestima, principalmente feminina, para impor um estereótipo inalcançável de perfeição, buscando, dessa forma uma fonte de lucro inesgotável, pois a indústria de beleza não para de crescer, nem no atual momento, na pior crise já enfrentada pelo país.
Segundo o filósofo Nietzsche: “nada mais seguro do que ser igual a todo mundo”, no entanto, quando as mulheres que a mídia expõe são extremamente magras e, convenientemente, famosas e felizes, o padrão de beleza fica associado ao sucesso. De modo que surge na população feminina um desejo desesperado em se encaixar nesse modelo, levando-as, em certos casos, a transtornos alimentares, como bulimia e anorexia, ou conduzindo-as a problemas como a depressão, deixando, portanto, a ideia de “seguro” de lado.
Para equacionar tal quadro, é necessária a formação de indivíduos críticos e conscientes que possuam ferramentas intelectuais para identificar e resistir à dominação, através da educação e formação crítica. É necessário também, que o Governo Federal não permita que todas as propagandas sejam realizadas apenas por modelos extremamente magras, como forma de controlar a disseminação desse padrão de beleza.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018