Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por Gabriel Vitor Oliveira de Souza Mota


Na antiguidade a Mitologia Grega contava a história de Afrodite,Deusa da beleza e do amor,que era considerada a mulher mais bela de todo universo.Ao longo dos tempos,a entidade mística foi retratada de diversas formas,em diversas pinturas e em cada uma delas ela era idealizada de acordo com os padrões de beleza da época.Na modernidade,percebe-se uma busca incessante,por parte de muitos, pelo padrão Afrodite,um padrão de perfeição idealizada e ,segundo Aristóteles,inatingível.Sem saber disso,muitos jovens sacrificam seus corpos em favor dessa busca e ignoram um princípio básico da natureza,a pluralidade.
No filme “Tempos Modernos”, Charles Chaplin, ilustra a situação dos operários durante o pós-revolução Industrial. Em uma cena do filme, ele se vê dentro de uma máquina, sendo comido e triturado por ela. Analogamente, é possível observar, na atualidade, o homem sendo esmagado pelas normas de comportamento e venustidade impostos pela grande mídia. Dado que, uma vez induzidos por essa, muitos dos que não conseguem se “encaixar” nas regras impostas passam a praticar atos não saudáveis, como: vômito forçado ou jejuns por longos períodos.
Isto ocorre, pois,o conceito de belo muda constantemente e segue o modelo de fluidez proposto por Zygmunt Bauman, sendo assim torna-se impossível alcançá-lo. Dessa forma, até aqueles considerados “irrepreensíveis” estão sujeitos aos distúrbios alimentares, pois como não há algo sólido, a busca pela perfeição torna-se frequente. A título de exemplo, destaca-se a atriz Demi Moore, considerada uma das mulheres mais bonitas do século XX, que, sem se contentar com seu fenótipo, sentindo-se gorda, entrou em um quadro de anorexia (doença em que as pessoas não enxergam sua verdadeira forma no espelho).
Portanto, são nítidos os impactos negativos que a padronização de conceitos traz sobre a sociedade. Posto isso, a fim de garantir a valorização da multiplicidade, deve o Poder Legislativo elaborar um projeto de lei que vise obrigar as indústrias ligadas à moda, a valorizarem a diversidade em suas propagandas, assim como faz a empresa “Dove” com a campanha “beleza real”. Ademais, deve o Estado em parceria com instituições de ensino, propor palestras que visem atingir, principalmente, o público jovem, alertando-os acerca das consequências de uma alimentação desregrada e da necessidade de se aceitar e preservar as diferenças. Dessa forma, o Brasil se verá livre das mazelas decorrentes das ditaduras da beleza.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018