Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por Jeciane Leite


Um grande filósofo chamado Maquiavel já dizia: “Os fins justificam os meios”. Essa frase, no entanto, se aplica no contexto de padrão de beleza e sociedade, na qual o resultado da beleza da mulher justificará o motivo de seus próprios esforços em conquistá-la. Tais esforços é o resultado da imposição da mídia em direcionar o tipo de beleza aceitável por ela. Diante disso, consequências negativas as próprias mulheres brasileiras, por exemplo, são geradas, tornando essa situação um desafio para toda sociedade no Brasil.
A mídia exerce uma influência enorme na vida de milhares de mulheres através de suas propagandas. Nessas propagandas são utilizados produtos de emagrecimento como comidas integrais, shakes e pílulas de emagrecimento, vendas de aparelhos de ginástica e cosméticos que deixarão a pele como de um bebê. Nessa perspectiva, a mídia utiliza de pessoas magras e de corpo sarado mostrando que é possível alcançar esse tipo de padrão de beleza através da utilização de seus produtos que deixarão todas as mulheres em forma, alcançando a rápida perda de peso. Com isso, as mulheres brasileiras comparam seu corpo com o corpo da pessoa que realiza a propaganda na televisão, ficando então, inconformadas com a sua estética, o que acabam por aceitar esse tipo de padrão se esforçando para conquista-lo, levando a compra de todos esses produtos.
Diante disso, a inconformidade com seu corpo gera consequências negativas. Elas se tornam mais solitárias achando que não serão mais aceitas pela sociedade, utilizam pílulas de emagrecimento sem prescrição médica, além do aparecimento de distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, na qual a primeira caracteriza-se pela necessidade da pessoa em diminuir o peso recusando a comer, e a segunda caracteriza-se pela pessoa sentir uma fome excessiva, e em seguida utilizar meios de retirar o alimento como vômitos, uso de medicamentos e jejuns. Diante dessa situação, um trecho do livro A Ditadura da Beleza, de Augusto Cury, diz: “Mulheres precisavam ter a convicção de que não existe beleza perfeita. Toda beleza é imperfeitamente bela. Jamais deveria haver um padrão, pois toda beleza é exclusiva como um quadro de pintura, uma obra de arte”. Nesse caso, Cury mostra que não existe um padrão a seguir, que toda beleza é diferente, o que torna a ser exclusiva em cada mulher no Brasil.
Portanto, para impedir a continuação desse cenário, medidas devem ser tomadas. É imprescindível que o governo brasileiro implante órgãos responsáveis em fiscalizar as propagandas na mídia de certos tipos de pílulas por exemplo; além do governo implantar medidas de conscientização a toda mulher brasileira sobre as consequências que geram a busca do padrão de beleza, através de campanhas nas ruas, escolas e faculdades. Além disso, as famílias brasileiras são responsáveis em incentivar a cada mulher no seu meio a não seres dependentes do padrão da mídia em manter um certo tipo de estética, que através de uma vida saudável, com atividades físicas, lazer e uma boa alimentação é possível manter uma boa saúde, aprimorando na melhor beleza. Dessa forma, diminuirá a influência de cada mulher brasileira diante das imposições da mídia e menor será as consequências negativas para elas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018