Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Uma sociedade saudável é aquela em que os indivíduos não são avaliados através de seus atributos visuais, mas há valorização do ser individualizado na construção do coletivo.No entanto, no Brasil o culto ao corpo e a disseminação da “ditadura estética” incitam a um consumismo acerbado;em que, com a venda de modelos inatingíveis,seja natural que ocorram danos aos nela inseridos.
Paralelamente às revoluções tecnológicas as relativas concepções de beleza modificaram-se: silhuetas cheias, formas arredondadas e imagem vultosa – enaltecidas nas obras renascentista de Leonardo da Vinci – já não fazem mais parte do ideário de jovens no século XXI.A busca por corpos cada vez mais esculpidos leva muitos aderirem a procedimentos estéticos perigosos e dietas radicais.A indústria da beleza,tão difundida pelos meios de comunicação obtêm um número cada vez maior de “escravos” numa desastrosa guerra contra o espelho.
Além disso, deve-se atentar para os fatores não apenas físicos como também psicológicos implicados no processo.Há prejuízos tanto para indivíduos que aderem a tais paradigmas visuais, quanto para os tidos como não-padronizados.Àqueles,vinculam-se nos produtos cosméticos e cirurgias plásticas com danos reais;até mesmo a morte. Esses ao isolamento e estigmatização social .Em ambas análises, vale ressaltar os efeitos de frustação,baixa auto-estima,depressão e distúrbios alimentares.
Portanto, é necessário que a sociedade em todos os seus setores busque romper com tais parâmetros a fim de que perceba a individualidade como parte essencial na construção de uma sociedade coesa.As Ongs devem pressionar a mídia para que promova mudança na propagação desses padrões de beleza.A educação, como ação modificadora da sociedade,deve ser valorizada para auxiliar na promoção da conscientização dos cidadãos,sendo divulgada por meio de campanhas nas escolas e comunidades. Só assim será possível alcançar uma sociedade justa e crítica rumo a uma real democracia.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018