Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por Val Moreira


A publicidade construiu, ao longo dos anos, um ideal de beleza feminina fundamentado na intensa veiculação da estética corporal nos meios de comunicação. Dentre vários fatores relevantes, destacam-se os motivos que levam à obsessão pelo corpo perfeito e os riscos a ela associados.
As mensagens conduzidas pela mídia entram no dia a dia das pessoas. Segundo pesquisas da Pontífice Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, sete em cada dez mulheres brasileira sentem pressão para ser bonita. Isso indica que as revistas, a internet e, principalmente, a televisão - mais do que produtos - vendem sonhos, mobilidade social e padrões de felicidade. Nesse sentido, o “culto à magreza” é confundido com poder, perfeição e realização pessoal. Quanto ao medo do envelhecimento, é passada a ideia de uma eterna juventude alcançada por meio de cirurgias plásticas ou do uso de cosméticos “milagrosos”.
Em consequência disso, vê-se, a todo instante, mulheres que apresentam transtornos alimentares, complicações cirúrgicas, intoxicações medicamentosas e baixa autoestima. Porém, muitos adolescentes e jovens preferem fazer qualquer sacrifício em troca de um corpo magérrimo. Nesse sentido, percebe-se que as campanhas publicitárias influenciam intensamente as pessoas na forma de pensar e agir. Segundo o sociólogo Pierre “aquilo que poderia ter se tornado um extraordinário instrumento de democracia direta não se converta em instrumento de opressão simbólica”, nos ajuda entender a relação de domínio e submissão estabelecida entre a mídia e o público feminino.
Portanto, entende-se que este padrão de beleza apresentado à sociedade viola a representação da mulher e o sentido da própria vida. Por isso, é urgente discutir como a mídia pode divulgar um retrato mais fiel dos avanços que as mulheres tiveram no mundo. Outra medida seria o Poder Público Instituir um projeto de análise de conteúdos dos anúncios, a fim de restringir os estereótipos e preconceitos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018