Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por Arthur Rodrigues da Cunha Bisneto


O culto ao belo sempre esteve, de diversas formas, ligado à história da evolução da Humanidade. O ideal da beleza se altera periodicamente, uma vez que, na Pré-História, a mulher considerada bonita era aquela mais farta, enquanto hoje, o corpo exemplar é aquele com mais músculos e pouca gordura, que são estereótipos os quais a mídia é responsável por disseminar. Nesse sentido, pode-se perceber que em uma sociedade de consumo que idealiza modelos inatingíveis de perfeição, é natural que ocorram danos físicos e psicológicos aos nela presentes.
Pode-se afirmar que na busca por um padrão de beleza, o indivíduo se sujeita a uma situação de risco, a qual pode acarretar graves danos físicos e, em casos mais graves, pode ocasionar até a morte. Ao passar por diversas cirurgias, tratamentos e uso de substâncias ilegais, como anabolizantes, a pessoa pode vir a desenvolver vários efeitos colaterais, como a calvície, em casos menos graves, e até câncer em alguns órgãos, como o fígado. Em situações mais críticas, o indivíduo pode falecer, como no caso de Celso Santebañes, conhecido como Ken Humano, o qual fez inúmeras intervenções cirúrgicas e, desse modo, perdeu sua vida, devido à complicações de saúde, decorrentes de sua busca pelo modelo inatingível de perfeição.
Ademais, pode-se observar que, por ser um padrão irrealizável de corpo ideal, a maioria das pessoas não conseguem atingir o seu objetivo e, dessa forma, acabam frustrando-se, o que gera uma baixa autoestima e, em casos mais sérios, pode levar o indivíduo a desenvolver uma depressão e distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia, o que prejudica a saúde do indivíduo. Nesse sentido, pode-se dizer que aqueles não conseguem ter o padrão de estética ideal, acabam tornando-se vítimas de preconceito, uma vez que a sociedade discrimina e marginaliza os que estão acima do peso.
Pode-se perceber, portanto, que a pretensão do indivíduo em ter um corpo perfeito acarreta graves riscos à sua saúde, tanto física quanto mental. Segundo o antigo poeta romano Juvenal, o qual diz : “mente sã num corpo são” , é fundamental equilibrar tanto os aspectos físicos quanto os psicológicos para uma boa qualidade de vida. Para isso, é necessário que o Ministério da Educação institua nas escolas, aulas e palestras, ministradas por psicólogos e médicos, para expor fatos e estatísticas que comprovem o quanto é perigoso a busca pelo corpo ideal , com intuito de alertar e sensibilizar crianças e jovens a cuidarem de sua saúde. Além disso, é importante que as Organizações Não Governamentais (ONGs) passem a pressionar a mídia para que haja uma mudança de padrões disseminados por meio dela, exigindo que seja reduzidos os comerciais, como os que anunciam produtos e dietas para emagrecer, associando a felicidade apenas à quem tem o corpo considerado ideal, para que assim, o indivíduo se sinta feliz pelas características que possui.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018