Título da Redação: Reflexo do coração

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Marina Gregória


O desejo de atingir o padrão de beleza imposto pela mídia está acabando com a autoestima e com a saúde de muitas mulheres. E isso só fortalece a indústria de cosméticos ou outros setores relacionados a eles, pois o sexo feminino está dilacerando o seu prazer de viver por obsessão ao corpo. Assim, aceitar a beleza interior fica quase impossível com tantas propagandas incentivado o contrário.
Por isso, as clínicas de cirurgias plásticas nunca foram tão procuradas como são hoje, adolescentes sofrem cada vez mais de anorexia e bulimia, a depressão, relacionada à insatisfação com si, atinge índices alarmantes, enfim, as mulheres se tornam escravas da magreza estipulada pelos meios de comunicação. Elas são atingidas a todo tempo pela influência das capas de revistas, propagandas comerciais e novelas, as quais mostram o que deve ser seguido: barriga sarada, tamanho de roupa 36 e corpo esbelto, como o das atrizes e modelos. E quem lucra com isso são somente as indústrias que fazem de tudo para as pessoas odiarem seu próprio corpo, cabelo e pele.
E dá certo. Além da preocupação com a vida profissional e familiar, a mulher tem a insatisfação obsessiva consigo mesma ao se olhar no espelho. O resultado disso são os piores possíveis: stress, problemas mentais e desgaste físico, por causa das dietas feitas em casa e do excesso de atividades físicas para emagrecer. A morte também se torna uma saída para quem odeia estar com uns quilos a mais. Tudo culpa de um estereótipo que julga (in)diretamente o quanto as pessoas são feias por não se parecerem com a Gisele Bündchen, não importando se o caráter da modelo é feio ou bonito.
Porém, é possível mudar tal situação. Primeiro, seria importante limitar o conteúdo e a quantidade das propagandas, incentivando nelas a inclusão de uma diversidade de corpos, cabelos e peles, por exemplo. À escola e à família cabe o papel de educar para que as crianças e adolescentes se aceitem como são. O Estado, por sua vez, também deveria aumentar esse estímulo, além de colocar projetos nutricionais nas escolas, que demonstrem a importância de uma boa alimentação. Enfim, mostrar que valorizar a saúde, inteligência, o caráter e a autoestima interior traz muito mais benefício. Nas palavras de Leonardo da Vinci, “melhor do que ter uma grande beleza é ter um grande coração”.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018