Título da Redação: Reflexos da felicidade

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Thiago Tuma


Maquiagem corretiva. Horas na academia. Cirurgia plástica. Tornou-se inegável o aumento da publicidade de diversos recursos para a construção de uma estética impecável nos dias de hoje. A sociedade da "estética a qualquer custo" evidencia diversos transtornos físicos e psíquicos, os quais afetam grande parte da população, sem distinção de classe, cor ou religião.
Pode-se observar, nos programas de rádio e televisão, o irrefreável crescimento da venda de produtos e serviços relacionados à beleza. Comerciais que ditam valores de moda e estética se tornam desejo do público-alvo, que passa a utilizar esses produtos e querer chegar a esse padrão. Prova disso, são os relatos, positivos ou negativos, de pessoas famosas que usufruem desses serviços, como cirurgias plásticas, para se manterem dentro dos padrões de beleza que a mídia tem o poder de impor.
Em contrapartida, o uso indiscriminado de produtos, geralmente importados, os quais não possuem a devida fiscalização, pode acarretar diversos efeitos colaterais e, em consequencia disso, pessoas podem ficar entre a vida e a morte. Um dos casos mais comentados ultimamente, foi da famosa Andressa Urach, que chegou a ficar em coma vários dias depois da retirada de um produto para preenchimento nas coxas que não era apropriado para a situação, quase causando a sua morte.
A partir dessa ditadura da beleza causada pela mídia, a população em geral se tornou mais vaidosa e, consequentemente, mais problemática. Algumas pessoas não conseguem ir à praia, vestir um biquíni ou até sair de casa. Aqueles que não adentram os padrões de beleza perdem sua autoestima, chegando a ficar complexados. Isolando-se. Excluindo-se.
Ao impor essas regras, a mídia se tornou ferramenta essencial e mórbida aos seus seguidores, formando um paradoxo entre o certo e o errado, o bonito e o feio. Para a melhoria da sociedade, a mídia poderia alterar esse modelo da anatomia humana, escultural e "perfeito", através de programas. Mostrar o quão simples a beleza é, e que ela vem de dentro. Possibilitando qualquer pessoa olhar a felicidade através do espelho, sem culpa, sem pesar.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018