Título da Redação: Restringidos ao óbvio e ao limitado

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Jade Rehen


O consumo de bens materiais é o "carro chefe" da nossa sociedade já há bastante tempo, o que tem acontecido é que as propagandas e os meios de convencimento estão cada vez mais aperfeiçoados. O resultado disso são pessoas cada vez mais psicologicamente abaladas por atingir um padrão social consumindo desenfreadamente produtos cuja defasagem é cada vez mais rápida. Será que a utópica felicidade pode ser atingida através do superficial?
Vemos uma indústria cultural capitalista vigente que implanta na sociedade o conceito do que seria o esteticamente perfeito. O problema é que os interesses dessa indústria são voláteis, e os produtos oferecidos caem igualmente em defasagem rapidamente, o que acaba por tornar insana a busca pelo ideal estético e material que somos instigados a seguir.
A busca citada anteriormente, que aflige em especial o público feminino, acaba por gerar um aprisionamento, tanto na esfera social, quanto na particular, onde o psicológico dessas mulheres é a principal vítima. A fuga dos padrões impostos é mal visto, o que justifica o aprisionamento, onde o diferente não é bem quisto, e o indivíduo se vê no dilema de se incluir socialmente, mesmo que negligenciando talvez vontades pessoais ou ficar à margem da sociedade seleta.
A limitação da mulher também pode ser colocada em pauta. Diante de tantas conquistas realizadas, especialmente, no último século, se sujeitar a um molde pré-estabelecido de como se deve ser é retrógrado. A objetificação excessiva do corpo feminino pode ser uma limitação diante de todas as inúmeras capacidades e qualidades da mulher, sem contar o abalo psicológico na auto-estima que isso pode causar.
A indústria é cruel e utiliza-se de artifícios convincentes para mover a cultura da moda e assim obter lucros satisfatórios. A população é refém desse sistema que provavelmente não terá fim. Cabe unicamente ao consumidores-público-alvo saberem receber as ofertas, tanto de produtos, quanto de ideais, e discernirem, sabendo transitar entre o que lhes fará bem e identificando o que não fará.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018