Título da Redação: Satisfação física ou modelos escravistas de estética?

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por Mila Almeida


Segundo a filósofa alemã Hannah Arendt, o ser humano é condicionado ao meio em que vive. Ou seja, a formação da espécie humana é oriunda do meio em que cada ser humano vive. A sociedade, bem como as mídias sociais, influenciam os seus telespectadores. Tais meios, então, devem repassar um cenário coerente, sem tendências a padrões e paradigmas de maneira abusiva que vá prejudicar aos ouvintes.
É sabido que todo ser humano, por essência, anseia estar bem e ser aceito no meio em que vive. Para isso, adere o que lhe é imposto. A maioria das mulheres, de forma quase nata, são vaidosas e buscam seguir as tendências estéticas. Um exemplo disso foi a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil, há mais de 200 anos. Na ocasião, por conta de piolhos e outras pestes que invadiram as embarcações navegantes, a princesa Carlota Joaquina, suas filhas e outras mulheres da corte portuguesa, cortaram seus cabelos, chegando ao Rio de Janeiro com turbantes envoltos nas cabeças. As mulheres cariocas ao presenciarem tal cena, fizeram o mesmo, pois acreditavam que essa era a nova tendência na Europa.
É inegável a enorme influência que a Indústria da Beleza provoca em milhões de pessoas. Essas, ao visualizarem uma ilusória imagem de padrão estético, propagando que tal modelo proporciona bem estar e satisfação, aderem às inovações cada vez mais bruscas e com conseqüências, em longo prazo, possivelmente, irreversíveis. É uma busca incessante para atingir o inatingível, acreditando erroneamente que isso é sinônimo de felicidade.
Por fim, ante o exposto, depreende-se que, desde tempos remotos até os dias hodiernos, o ser humano, sobretudo mulheres, sofre consequências graves devido ao que se prega como padrão de beleza. Portanto, é necessária, principalmente, uma revolução nos meios de comunicação que extrapolam e repassam modelos doentios de satisfação física. Cabe ao Governo Federal a realização de uma fiscalização eficaz para com comerciais ou programas em geral que instiguem aos telespectadores mudanças estéticas que causem malefícios à população.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018