Título da Redação: Sem título.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 2 anos por usuário anônimo.


Os temas dos livros de auto-ajuda nos auxiliam na identificação dos problemas da atualidade. Como exemplo, o livro "A ditadura da beleza e a revolução das mulheres", de Augusto Cury, trata da luta contra a imposição do padrão de beleza doentio presente na sociedade. Esse modelo, gerado por um conjunto de fatores individuais e sociais, traz consequências horríveis para aqueles que almejam atingi-lo.
A busca pela perfeição é uma típica ação afetiva dentro do conceito de Marx Weber, pois não é guiada pela pela razão, mas sim pela emoção que se traduz na vontade de ser aceito socialmente. Em paralelo, as pessoas são bombardeadas por propagandas que insistem em definir o que é bonito ou não a fim de alimentar o mercado da beleza. Isso demonstra que os padrões de beleza são impositivamente naturalizados dentro da sociedade atual.
Diante de tal quadro, notícias mostram o quanto o setor da estética é impactante: em meio a última crise econômica brasileira, o setor da moda continuou crescendo. Em decorrência dessa influência, muitas pessoas desenvolvem doenças psíquicas que podem levar à morte, como a bulimia, a anorexia e a vigorexia. Tais males são reflexo direto da pregação da magreza feminina e do corpo musculoso masculino, modelos irreais e completamente dissociados da saúde humana.
Portanto, medidas são necessárias para a resolução do impasse. Gilberto Freyre já dizia que "Sem um fim social, o saber será a maior das futilidades". Dessa forma, o Ministério da Educação deve promover palestras a serem ministradas por professores e psicólogos nas escolas e dirigidas aos adolescentes, principais vítimas da busca pela beleza. Elas devem tratar dos riscos que a submissão aos padrões de beleza oferecem à saúde do indivíduo. Já as ONGs interessadas devem realizar campanhas na internet que preguem a contestação aos padrões e a autoaceitação, como o movimento online de aceitação dos cabelos cacheados e crespos, antes taxados de "cabelos ruins".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018