Título da Redação: Sem título

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por José Roberto Gomes


O corpo e a beleza física ganharam importância histórica a partir da Renascença e sofreram mudanças conceituais até a atualidade. No entanto, o aspecto mais natural daquela época cedeu espaço aquele conquistado por meio de excessos como maquiagem, cirurgias plásticas ou intensa malhação. Em virtude das consequências desse processo é necessário um julgamento mais analítico por parte do indivíduo.

Deve-se notar que a padronização da beleza é um artifício utilizado pela iniciativa privada, alicerçada no sistema capitalista, para a obtenção de lucros. Assim, utiliza-se a publicidade e propaganda na mídia para associar a felicidade, o bem-estar e a aceitação social a determinado estereótipo. Muitos indivíduos, então, que não possuem uma visão crítica capaz de perceber que existem diversos biótipos corporais, deixam-se alienar.

Em razão disso, há o desenvolvimento de doenças de caráter psíquico como anorexia e vigorexia, ambas relacionadas com uma visão incompatível da realidade do próprio corpo. Além da descriminação para com aqueles que não são compatíveis com certo arquétipo, principalmente entre os jovens, o que provoca, muitas vezes, uma valorização exacerbada do físico, mais suscetível a danos, em detrimento da mente.

Percebe-se, portanto, que é fundamental uma mudança no paradigma da beleza na contemporaneidade. Para tanto, é necessário que se desenvolve uma promoção de consciência na sociedade, por meio da discussão pública com participação da mídia, além da adesão no currículo escolar de matérias que promovam o debate sobre essa questão, desde a infância, a fim de promover uma consciência em massa e que, assim, seja possível maior aceitação do próprio corpo e menor vulnerabilidade aos padrões.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018