Título da Redação: Ser singular

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Maria Isabel


Segundo as teorias de Charles Darwin adaptar-se faz parte do processo de evolução. Os estudos subsequentes de tais teorias, aplicados na genética, provaram que os genes de cada indivíduo se expressam de formas diferentes para sobreviverem no meio habitado. Contudo, na atual sociedade brasileira a beleza da "falta de padrões biológicos" é ignorada e em seu lugar instalam-se padrões comportamentais/estéticos preocupantes com o intuito de modificar uma estrutura pessoal e inigualável.

A modificação da imagem feminina dentro dessa sociedade é um exemplo de como tal substituição é danosa. Pois, o corpo da mulher brasileira há algumas décadas era apresentado, principalmente, como cheio de curvas e bronzeado. Infelizmente, para atingir tal padrão muitas mulheres recorreram a cirurgias plásticas e bronzeamentos artificiais sem ao menos considerar os riscos de tais procedimentos - infecções por uso de silicone, queimaduras na pele e até câncer, por exemplo.

Apesar da transformação desse padrão estético ter acompanhado a mudança no status da mulher brasileira - de dona de casa, mãe, esposa para empreendedora, chefe de empresa e também do lar - a contínua modificação da estrutura física natural do corpo humano ainda é um problema. Pois, ao invés de reconhecer a beleza de sua forma natural, algumas mulheres passaram a exibir uma musculatura tonificada com o propósito de externar para a sociedade sua força. Para isso, tais pessoas têm recorrido ao uso indiscriminado de anabolizantes e ignoram os diversos casos de mutilações por tal uso indevido.

Em suma, para combater esse problema as escolas devem promover uma junção especial dos conteúdos de biologia e história. Isso pode ser feito através do estudo de fisiologia humana para mostrar a beleza da singularidade de cada pessoa a liado a apresentação histórica das virtudes dos constituintes do povo de cada região brasileira. Além disso, o governo deve usar a mídia para divulgar com campanhas publicitárias os riscos de mudar o corpo para atender as necessidades superficiais da sociedade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018