Título da Redação: Seres desprovidos da autoadmiração

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Gabriela Corrêa


Em cada época, é fácil identificar o padrão estético generalizado,como exemplo na Pré -história o corpo roliço era o modelo de beleza feminina, já no século XIX, as formas bem definidas,o corpo esbelto passou a ser relevante. Hoje,porém, há uma autonomia na escolha de qual forma seguir o indivíduo pode escolher entre "cuidar" do seu corpo ou se entregar ao sedentarismo.No entanto, os esteriótipos são constantemente bombardeados nas mídias, o que gera a busca incessante pela beleza padronizada.
A nova era é marcada por seres carentes, insuficientes de si e desprovidos de autoestima; e por isso, surge a obcecação da beleza, ou melhor, da ditadura estética, em que é buscado a todo custo o corpo perfeito, e este é sinônimo dos corpos vendidos nos meios de comunicação. A insatisfação com seu físico, a procura pela fórmula perfeita, em que o ser priva-se da boa alimentação com o receio de engordar ,o que provoca nos casos mais críticos graves doenças como a anorexia e a bulimia - que são distúrbios alimentares provocados pelo desejo fixo da magreza e a forma ideal.
Essa cisma é mais frequente em mulheres,mas também atinge homens e nesse caso são chamados de metrossexuais- que se preocupam demais com o belo. O corpo excessivamente sarado também se encaixa nessa ditadura, e só o ato de malhar não é suficiente para o resultado almejado, faz-se necessário o uso de anabolizantes e das cirurgias plásticas, e até os médicos famosos pela conservação da nossa saúde se vende a esse discurso ideológico e oferece fórmulas milagrosas e extramente prejudiciais à ela. Além das consequências psicológicas, por não se considerarem integrantes do padrão, como a fobia social e o constrangimento com a figura corporal que acarreta transtornos psiquiátricos e alimentares.
Fica claro ,portanto, que a busca pelo elogio alheio, pela semelhança com as modelos magérrimas, pelo antinaturalismo traz transtornos desde físico até a saúde mental .Essa cisma é uma doença ,e como toda enfermidade,é necessário um tratamento/acompanhamento psicológico, um apoio dentro da própria família e amigos. E para que não haja novas "contaminações" é essencial a desconstrução desse padrão que é preciso ser seguido, a falência das indústrias da beleza propagadas de forma extensiva pela mídia, um meio de influência extraordinária.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018