Título da Redação: Síndrome do Parnasianismo

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


Assim como no Parnasianismo, em que há a valorização da estética e a busca pela perfeição, é visível que esse ideal, hoje, se faz presente na vida de muitas pessoas. Em uma sociedade de consumo que "vende" modelos inatingíveis de perfeição e que a beleza corporal está em patamar superior na vida de muitos indivíduos, é perceptível que isso vem causando sérios danos, tanto a saúde quanto a vida social dos mesmos.
Primeiramente, cabe ressaltar que o estigma do corpo perfeito é imposto todos os dias. Sejam em capas de revistas ou em tutoriais na internet, homens e mulheres com corpos torneados estampam o ideal de perfeição. O problema é que, no mundo real, esse padrão é quase impossível de ser atingido, resultando em uma sociedade frustrada, de baixa auto-estima e com muita dificuldade na aceitação do próprio corpo por nunca alcançar o que lhe é imposto. Além disso, nessa busca desenfreada para se assemelhar a tal padrão, muitos chegam a arriscar suas vidas com procedimentos cirúrgicos arriscados e dietas que comprometem a saúde. Dessa forma, há a total ausência do Super-Homem de Nietzsche, umas vez que as pessoas não se libertam das imposições, simplesmente se submetem a elas.
Ademais, é válido destacar que a beleza vem sendo considerada prioridade nas relações sociais. Isso já foi confirmado, certa vez, pelo poeta Vinicius de Moraes quando disse: " as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental." O poeta, sem querer, desconsiderava algo ainda mais essencial, a inteligência, a saúde e principalmente o equilíbrio emocional, que faz com que em sociedade consigamos nos relacionar de de forma realmente produtiva.
Fica evidente, portanto, que é preciso que se reflita sobre essa representação corporal que nos é imposta e os sérios problemas resultantes disso. Desse modo, a escola deve levantar esses questionamentos e debates sobre esses estigmas corporais. A mídia, por sua vez, deve assumir a sua responsabilidade enquanto formadora de opinião e promover uma reflexão aprofundada sobre o assunto,informando sobres os danos à saúde e incentivando que essas pessoas busquem acompanhamento de profissionais psicológicos para que ajude na aceitação do próprio corpo. Assim, conseguiremos fazer com que essa síndrome do Parnasianismo fique apenas na poesia.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018