Título da Redação: Sociedade: o clã da beleza

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Igor Oliveira


Quadris largos e corpo volumoso: assim era definido o conceito de beleza na Grécia Antiga. Tais características foram modificadas com o tempo e com a diversificação das culturas, passando a ser definido pela mídia tudo o que é belo ou não. Essa padronização do que seria o corpo ideal afetou demasiadamente a sociedade, fazendo com que esta buscasse meios para atingir o padrão imposto, o que implica no surgimento do consumismo e da alienação em massa.
Novelas, revistas, programas de televisão e as promessas de um mundo melhor para quem siga esse modelo de beleza marcam o início da busca pela “perfeição”. Jovens e adultos são motivados a comprar produtos que melhorem sua aparência e condição física, sendo a estética uma das causas primordiais do consumo elevado.
A falta de emprego também é um fator que induz o cidadão a procurar sua homogeneização em meio à sociedade, pois ele considera que se estiver mais bonito terá mais oportunidades. Essa crença faz com que o mesmo fique escravo de sua própria carência, haja vista que seu desemprego impede o ganho de dinheiro, e o investimento em produtos de beleza o torna endividado.
A relação feita entre venustidade e saúde sugere que pessoas magras possuem menos riscos de contraírem doenças como colesterol, diabetes e hipertensão. É fato que esses males estão ligados à obesidade, porém, o excesso de dietas e tentativas incessantes para emagrecer podem agravar outras doenças, como anorexia, anemia ou até mesmo bulimia.
Em suma, pode-se perceber que a ideia de beleza existe há séculos, porém, com a importância que a mídia passou a apresentar no cotidiano da sociedade, adquiriu-se um estereótipo que é seguido por inúmeras pessoas. Tal imponência é prejudicial aos cidadãos, devendo ser dizimada através da aplicação de igualdade a todos e retirada de informações midiáticas utópicas. Assim, a população não terá sua autoestima afetada, além de não comprometer seu rendimento financeiro e poder desfrutar de todos os direitos que lhe foram previstos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018