Título da Redação: Sociedade passiva ou mídia ditadora?

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por Lucas Soares


Na Grécia Antiga, os gregos utilizavam os Jogos Olímpicos para homenagear a Zeus, seu deus. Os atletas na época, eram mais do que corpos musculosos e rostos bonitos; eram exemplo de bons cidadãos e de boa conduta, utilizavam por meio dos jogos, para demonstrar qualidades como coragem, força e astúcia. Já no mundo contemporâneo, com o capitalismo e todas as influências midiáticas que impõem padrões de beleza cada vez mais absurdos, o ser humano vem perdendo a capacidade de se preocupar em ser um exemplo de boa pessoa, focando apenas em meios de obter o suposto “físico perfeito”.
Desde a revolução industrial, com a ascensão do capitalismo ao redor do globo, o mundo foi ficando cada vez mais consumista, e isso pode ser observado ainda hoje. Propagandas com o objetivo de expor seus produtos, fazem com que o mesmo se pareça como uma formula mágica que seria a solução para qualquer coisa. Sabe-se que nem tudo é realmente assim.
Com os avanços da medicina estética, operações para esses fins vem sendo cada vez mais frequentes entre a população. O que pode ser considerado outro problema, já que, com a fraca regulamentação do país, pode-se encontrar diversos consultórios clandestinos, em que muitas das vezes o “médico’’ nem formado é. O que faz com que pessoas hipnotizadas com a finalidade de obter o corpo que aparece em revistas, por exemplo, sejam verdadeiras cobaias nas mãos de ‘’supostos’’ médicos, que poem em risco diversas vidas por dinheiro.
Portanto, medidas são necessarias para resolver o impasse. Apesar de o problema em sua essência vir diretamente da sociedade, o Ministério da Educação juntamente com o das Comunicações, devem realizar palestras, com a ajuda de pessoas que já passaram por uma vida de desapontamento com o próprio corpo, contra a ditadura dos padrões de beleza que estão sendo impostos na sociedade, em prol de ajudar as pessoas que passam por dificuldades de aceitação; e impor uma regulamentação mais forte sobre as propagandas tendenciosas, de forma que não passem mais a criar padrões de beleza que possam vir a ofender quem não se encaixe nesse padrão.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018