Título da Redação: Supervalorização da aparência

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Luanny Queiroz


Num mundo cheio de tendências e objetivos determinados pela sociedade, apresentar uma boa aparência em certas ocasiões é mais relevante que o seu próprio caráter. O cultuo a vaidade excessiva atrelada a busca de saúde imposta por revistas, por exemplo, manipula desde os jovens aos mais maduros, exigindo-os a busca da perfeição que com o tempo se torna inatingível, já que a moda sempre se renova.
As mais variadas soluções estão disponíveis quando se tratam de “problemas” estéticos, desde lipoaspiração, suplementações musculares e plásticas em geral, gerando o crescimento e o lucro do mercado estético. Mas não só nesse campo se concentra o almejo pelo belo, as indústrias de moda e design vêm também lucrando cada vez mais, marcas famosas tal como Chanel, que engloba desde perfumaria a vestimenta, é desejada em suma simplesmente por seu símbolo, por mais cara que seja.
Um aspecto bastante preocupante é a importância dada pela mídia a magreza, que em conjunto com fatores psicológicos atinge em maioria adolescentes de ambos os sexos, que por seguirem o padrão de beleza determinado, deixam de comer e acabam vitimados por doenças como a bulimia ou se tornando anoréxicos. A extensiva facilidade de obtenção de informação por meio tecnológico, ampliou o público do mercado de beleza, considerado o grupo entre 16 e 25 anos, e agora atinge crianças em formação de personalidade, fazendo com que elas venham a ter conflitos consigo mesmas e considerem coisas que não são para sua idade mais importantes que de fato ser criança.
São enormes os danos emocionais e físicos caso seja submetido a algum procedimento de estética errôneo para quem se deixa levar pela influência doutros sobre sua aparência. Erros em cirurgias e insatisfação por não ter o que espera abala não apenas o envolvido como também quem o rodeia. Os casos de depressão por não aceitação da aparência pessoal são incontáveis, o que antes atingia em maioria as mulheres, atualmente acolhem homens que largaram o pensamento dito machista e se entregaram a vaidade.
A supervalorização da aparência em geral é uma questão de sabedoria, dado o fato de que toda a beleza principalmente comprada se esvai com o passar dos anos. Cabe a família orientar e explicar que o caráter e o bem estar são mais importantes que o exterior, que embora precise de cuidados, não deve-se deixar levar por alienações de padrões de beleza definidos por terceiros.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018