Título da Redação: Transformando o padrão

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Mariela Bonizio


Academias, spas, centros de cirurgia plástica, salões de beleza. Estes são alguns exemplos de estabelecimentos que, teoricamente, trabalham em prol do nosso bem-estar e da nossa beleza. Mas, na realidade, grande parte deles trabalham impulsionados por um padrão estético imposto pela mídia, resultando numa sociedade que, além de ficar doente ao tentar atingir esse modelo estabelecido, perde sua individualidade.
Seja na televisão ou na internet, é muito comum nos depararmos com imagens de homens e mulheres com corpos musculosos, cabelos bem cuidados e pele impecável. Isso mostra que o discurso do corpo perfeito é reproduzido repetidamente e acaba se enraizando no cotidiano das pessoas, que passam a buscar, incansavelmente, o que veem nos meios de comunicação. Com isso, elas invertem alguns valores: ao invés de aproveitarem a família, os amigos e os relacionamentos, focam apenas nos objetivos relacionados à aparência, tais como um número menor na balança e uma barriga definida.
Entretanto, não são todos que conseguem atingir essas metas, já que muitos dos procedimentos estéticos são caros e requerem acompanhamento profissional (médico, nutricionista, personal trainer, esteticista). Dessa forma, a busca por um corpo fisicamente melhor transforma-se na destruição de uma mente anteriormente saudável, uma vez que a guerra travada entre o indivíduo e seu espelho pode desencadear sérios problemas como, por exemplo, auto rejeição, baixa autoestima e, até mesmo, depressão.
Além disso, a busca por esse padrão acarreta em pessoas lutando pela mesma finalidade, sem que considerem seus próprios pensamentos e vontades. Sendo assim, elas perdem sua individualidade, já que passam a apresentar a aparência e os comportamentos veiculados pela mídia, deixando de mostrar e compartilhar suas opiniões e verdadeira personalidade.
Dessa maneira, é preciso que a ditadura da beleza seja desconstruída, mostrando a todos que não ser musculoso, não ter o cabelo perfeito e não ter a barriga definida também é bonito. Para isso, é necessário, primeiramente, que o governo, com a ajuda das escolas, realize campanhas que ensinem e divulguem a importância da diversidade e da variedade de estilos, comportamentos e opiniões. Depois, é preciso agregar os meios de comunicação a esse movimento, incentivando-os a venderem seus produtos e servições de uma forma em que as diferenças das pessoas sejam tratadas com respeito. Só assim os cidadãos vão entender que suas características e particularidades possuem seu encanto e também devem ser apreciadas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018