Título da Redação: tudo pela beleza ou tudo pela cultura?

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


O culto à beleza esta presente na humanidade desde as antigas civilizações, tendo sido razão de inúmeras obras literárias como Iracema de José de Alencar, Capitu retratada por Machado de Assis, além da deusa Afrodite da mitologia grega. Todos exemplos de exaltação da beleza da mulher. Mas será que hoje em dia estamos utilizando do conceito de beleza da forma correta?
Encontramos a resposta para essa questão analisando os modelos de comportamento que as pessoas procuram seguir para uma aceitação social, tais como, cantores de funk ostentação, atrizes e modelos de passarela. Ícones sociais muitas vezes questionáveis se considerarmos seu conteúdo e bagagem de conhecimento.
Neste contexto, observamos que as pessoas seguem padrões puramente estéticos como método de aceitação social, priorizando apenas a forma física, tomam atitudes drásticas para a obtenção do corpo perfeito, o que leva a uma rejeição dos valores intelectuais a e cria na sociedade uma multidão alienada e extremamente massificada.
Uma multidão de pessoas sem consciência dos conceitos sociais e altamente focada em atributos fúteis é um alvo fácil à persuasão governamental, com uma população mentalmente fraca e um governo forte, nos tornamos impotentes para a reivindicação de nossos direitos, e incapazes da realização de nossos deveres como cidadãos, no fim, nos tornamos escravos do nosso próprio corpo e senhores de uma educação que dorme em sono profundo.
Assim, a solução para uma sociedade estereotipada e alienada, indubitavelmente está na educação. Um alto incentivo à leitura, não só em escolas, mais por meio de projetos governamentais de alto impacto social, associados a métodos de incentivo por meio de propagandas na televisão internet que atinjam diretamente a população, podemos criar uma nova moda em nossa sociedade, a moda do conhecimento. A partir daí a sociedade crescerá intelectualmente, e não apenas fisicamente.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018