Título da Redação: Um ideal inalcansável

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Kamila Lunaro


Diariamente a mídia nos impõe um padrão de beleza feminina inatingível. Mulheres altas, magras, com cabelos e pele perfeitas são amplamente veiculadas em programas de tv, revistas e em propagandas publicitárias. Deste modo, fazem com que as demais indivíduas tentem se encaixar nesse modelo a qualquer custo, muitas vezes colocando a própria vida em risco. Nesse contexto, os únicos beneficiados são os empresários da indústria da beleza.
Entretanto, esse fato é uma consequência do capitalismo. Um sistema com uma capacidade de produção tão grande que atualmente só se mantém em ascensão através da venda de bens supérfluos, pois cria nas pessoas pseudonecesidades. Desse modo, como já dizia Zigmunt Bauman sendo o consumismo resultado de desejos e anseios do cotidiano humano, fica evidente que a indústria da beleza usa mulheres com uma perfeição falsa, produzida através de muita maquiagem e photoshop, para induzir as demais a alcançar esse ideal de beleza inalcançável, criando-se assim um eterno ciclo de consumo. Por isso não é raro esse setor sempre estar crescendo mesmo em países que estão em crise.
Todavia, as consequências disso são gravíssimas. Milhares de mulheres estão deteriorando a própria saúde, submetendo-se a vários procedimentos cirúrgicos, tomando todos os novos remédios lançados para emagrecimento e até mesmo parando de comer em busca de inserirem-se dentro desse fictício estereótipo pregado pela mídia. Há até mesmo sites ensinando garotas a provocarem em si doenças como anorexia e bulimia para emagrecerem, os chamados blogs prós "Anna" e "Mia".
Portanto, para acabar com esse problema é preciso, por parte de órgãos que regulamentem propagandas como o CONAR, obrigarem os publicitários á sempre expor um aviso sobre o uso de photoshop em campanhas publicitárias. Além disso, é preciso reinserir na sociedade o antigo conceito de que o bonito é ser saudável. Isso deve ser feito pelo ministério da saúde, veiculando nas mídias sociais campanhas mostrando os benefícios de uma vida saudável.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018