Título da Redação: Um novo tipo de escravização

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por usuário anônimo.


Atualmente, comerciais de TV, novelas, filmes, redes sociais e revistas têm se tornado cada vez mais influenciadoras, principalmente em relação às mulheres. Estereótipos de beleza tornaram-se muito presentes no modo de vida das pessoas, fazendo com que padrões estabelecidos pela sociedade tornem-se um dos grande males do século XXI.
Na Era Vargas, as mulheres conquistaram o direito ao voto, e, desde então, esse gênero foi conquistando mais e mais direitos, gerando uma grande mudança: as mulheres de antigamente, que antes haviam o papel de cuidar da casa e dos filhos, hoje podem trabalhar, ocupar cargos que antes era ocupados somente pelo sexo masculino e ser independente financeiramente.
Depois de diversas discussões filosóficas a respeito do que é belo, a beleza deixou de ser uma coisa relativa e individual e passou a ser tudo aquilo que segue o determinado padrão que a sociedade impõe. Com os avançoes tercnológicos ocorridos principalmente após a Segunda Guerra Mundial, esses padrões ganharam mais espaço, pois a mídia aumentou seu poder de influência e modelos de comerciais passaram a ser a definição do belo, como um grupo de modelos da marca norte americana de cosméticos Victoria Secrets, as Angels.
Com as conquistas femininas na sociedade, a mulher passou a ser a principal vítima dos esteriótipos estabelecidos pelas pessoas e pela imprensa, resultando em um grande sucesso na indústria de cosméticos, já que a venda de produtos de beleza, como cremes faciais e maquiagens aumentou de modo signitificativo. A maioria das mulheres, por ter um ícone fashion como uma atriz ou uma modelo, acabam sentindo a necessidade de copiá-las, e algumas criam uma certa obsessão e começam a adquirir doenças, como anorexia e bulimia, com o objetivo de ficarem com o tão sonhado "corpo perfeito" como a de suas ídolas.
Diante disso, a Câmara dos deputados deve criar leis para limitar o uso de propagandas que estimulam a obsessão por esses padrões de beleza. Além disso, donos de agências de moda devem sempre estar atentos para não agirem de forma abusiva ao trabalhar com a beleza de suas modelos, para que essas não contraiam a síndrome do corpo perfeito, na qual resulta em doenças como as citadas acima, além de consequências no convívio social como discriminação e baixa autoestima. Já as mulheres que não conseguem controlar suas vaidades excessivas devem procurar ajuda psicológica.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018