Título da Redação: Uma bela ditadura

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Adriel Barbosa


A poesia parnasiana, famosa nas últimas décadas século XIX, apresentou uma forte ruptura com os modelos românticos abordados até então. A subjetividade e as questões sociais foram deixadas de lado, pois o autor dos poemas parnasianos preocupava-se sobretudo com a estética dos seus textos, sendo o ideal de arte pela arte sua maior premissa. Nesse sentido, o mundo atual muito assemelha-se ao referido estilo poético. Os padrões de beleza impostos pela sociedade atual e o forte apelo midiático em difundir as ideologias do que é ser belo, contribuem para uma grande alienação por parte dos indivíduos, que não medem esforços para conseguir o que lhe é imposto.
Nessa perspectiva, é preciso considerar os novos valores contemporâneos, onde a beleza abaca muitas vezes se tornanado sinônimo de status e fama. Dessa maneira, homens e mulheres vão sendo rapidamente manipulados, acreditando ser o visual perfeito o caminho mais fácil para se conseguir sucesso e dinheiro, não perceberendo o lado obscuro dessa imposição. Prova maior disso são os "reality shows", onde os participantes são escolhidos para integrar os programas simplesmente pelos belos rostos e corpos, sendo esses, muitas vezes, seus únicos atributos. Assim, tal busca acaba gerando efeitos negativos, como a extinção da individualidade e a homogeneização dos indivíduos.
Cabe ainda apontar os malefícios causados pela busca desenfreada das pessoas em seguir os padrões de beleza contemporâneos. Nesse sentido, fica nítida a falta de controle dos indivíduos no uso de artifícios para conseguirem a tão sonhada aparência desejada. Diante disso, pessoas se submetem cada vez mais à procedimentos cirúrgicos, onde muitas vezes arriscam suas vidas por ideais superficiais. Além disso, o uso crescente de esteróides anabolizantes potencializa os riscos causados por pessoas que o usam para conseguirem "corpos sarados". Nesse contexto, a mídia tem grande influência, pois se aproveita do ímpeto das pessoas em querer se enquadrar nos padrões, para conseguir impor seus objetivos, por isso, seu dedo sujo agrava ainda mais esse quadro.
Fica evidente, portanto, que os valores de beleza impostos pela sociedade precisam ser repensados e melhor analisados pelas pessoas e pela comunidade de uma maneira geral. Para isso, a sociedade deve valorizar menos os paradigmas atuais do que dizem ser belo, afinal, beleza é algo muito mais subjetivo do que a aparência demontra ser. O indivíduo precisa fazer e seguir os seus próprios estilos, usando o visual que prefira usar, pois na natureza a variabilidade é um dos fatores mais buscados pelos seres. A mídia, deve ser menos apelativa e usar sua influência através de campanhas publicitárias para expor ideais que desconstruam os modelos estéticos presentes na atualidade e que valorizem a peculiaridade de cada um. Assim, aquela estética rigorosa e descompromissada com o restante das coisas, ficará apenas nos bons poemas parnasianos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018