Título da Redação: Uma mente sã num corpo são

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Aline Mussulini


Culto ao corpo, obsessão por magreza, consumismo. Essas são práticas correntes na contemporaneidade. Em uma sociedade de consumo que vende modelos inatingíveis de perfeição, uma imagem ideal a ser seguida, é natural que ocorram danos físicos e psicológicos aos nela inseridos.
O que vemos é uma sociedade dividida entre os que são padronizados e os não padronizados, Os que tentam se encaixar no padrão muita das vezes, se submetem a procedimentos estéticos, cirurgias e dietas radicais que comprometem seriamente sua saúde podendo até mesmo chegarem a óbito. E aqueles que decidem não se encaixar nos padrões, na maioria das vezes é vítima de preconceito e isolamento social.
A questão é que ao longo dos anos o padrão de beleza está em constante mudança, o que vemos é um ideal inatingível pois, quando se pensa que finalmente atingiu a meta ela muda e isso faz com que ocorra uma terrível frustração ,baixo autoestima podendo levar a pessoa a doenças como a depressão e distúrbios alimentares como a anorexia e bulimia.
Vivemos em um mundo capitalista onde para a indústria do consumo é mais fácil padronizar os gostos para cada vez mais estimular um consumo desenfreado. Ainda convém lembrar que a mídia é uma grande aliada desta indústria contribuindo para que os modelos ideais sejam perpetuados.
Desse modo fica fácil perceber que vivemos em um contexto de valorização do corpo e dos seus padrões, com indivíduos preocupando-se muito mais com a aparência e menos com a essência. nunca a frase de Vinicius de Moraes "as feias que me desculpem, mas beleza é fundamental" foi seguida tão literalmente. E em virtude disso é preciso reflexão , e o primeiro passo começa com o próprio indivíduo libertando-se desta visão idealizada. A escola precisa levantar questionamentos e debates sobre o assunto e a mídia como formadora de opiniões precisa promover campanhas que fugam destes ideais para que assim a sociedade compreenda que a beleza é multipolar e não precisa ser padronizada.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018