Título da Redação: Uma sociedade presa a espelhos.

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por Eduardo Rezende


A sociedade vive em torno de um padrão, que presa a ele, busca cada vez mais atingir a beleza de um corpo perfeito. Platão, filósofo grego, afirmava que a sociedade era presa em uma caverna escura, sem conseguir enxergar seus verdadeiros ideais. Por que as pessoas vem se tornando cada vez mais capitalistas em relação a produtos relacionados à estética? Pois as pessoas são corrompidas pelo o meio, pela mídia, deste modo, buscando a aceitação total de pessoas a sua volta. Vê-se também a existência de produtos ilegais, que vem sendo mais procurado por adolescentes, como esteroides anabolizantes e o uso de formol para tratamentos capilares.
A humanidade é um produto do meio, a sociedade forma o individuo, seus pensamentos, seus ideais, englobando todo o ser. Observa-se que a mídia desencadeia a busca pelo corpo perfeito, com produtos milagrosos, soluções para queda de cabelo, que a grosso modo, pode-se dizer que é uma forma de persuadir o leitor. Consequentemente, o leitor formula sonhos inalcançáveis, se prende a uma ilusão, a um pensamento fútil.
Apesar de um bombardeio de informações sobre as consequências e mau uso de substâncias e produtos ilegais, é observado um aumento de óbito por usa-las. O formol, substância usada para conservação de cadáveres, foi definitivamente proibido no Brasil, apos pesquisas constatarem óbitos em relação ao uso do produto. Anabolizantes ainda são liberados, pois são utilizados em tratamentos médicos e afins.
Portanto, pode-se concluir que a humanidade é colocada de frente a um espelho posto pela sociedade, de certa forma, sendo forçada a seguir este padrão. Voltando a referência feita por Platão, se a população "desviasse seu olhar de dentro da caverna", e conseguisse ir sem busca de um verdadeiro ideal, algo que realmente se tornasse útil para o seu meio, a sociedade se tornaria algo mais vantajoso e próspero. Assim, a mídia não teria mais efeito sobre a massa, e todos seriam libertos desse pensamento de consumo.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018