Título da Redação: Único padrão de beleza

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 3 anos por Rafa Farias


O padrão de beleza não é algo que tenha surgido apenas no século XXI. Ao voltarmos à época do Renascimento, as mulheres consideradas bonitas eram as mais gordas, todavia, a partir do século XVII surge o novo modelo, as mulheres com formas mais delicadas, onde é evidenciado o uso dos espartilhos. Assim, qualquer padrão imposto pela mídia é abusivo, prejudicial e manipulador, decretando que as mulheres sejam todas iguais.
Tendo em vista que todas as mulheres são livres e diferentes para ser como desejam. Pelo contrário, muitas estão tornando-se escravas, quer sejam das passarelas, das novelas, dos mercados de consumo e sociedade. A mulher é abusada por si mesmo, ao tentar se moldar ao que é ensinado pela mídia e sociedade. Ao invés de ter sua própria concepção do belo e feio, é manipulada a ser igual ao que é decretado, ou seja, que todas devem ser magras, altas e preferencialmente com cabelos volumosos e lisos. O modelo que vem sendo imposto é considerado o belo e, para que esta seja considerada bela é preciso se enquadrar aos moldes, no entanto, caso ela não se enquadre é rejeitada pela sociedade e por si mesmo.
Mas, além de ser manipuladora e abusiva, é também prejudicial à saúde feminina, não só fisicamente, mas também emocionalmente. Já se tornou comum para várias jovens passarem o dia em academias, não se alimentarem corretamente e submeterem-se a diversos processos cirúrgicos, para terem o tão sonhado “corpo perfeito”. Certo pensador já havia dito: "mente sã, corpo são". A mulher que cuida da sua mente e do seu emocional aprende que ela é linda e desenvolve a autoconfiança, não julga ser necessário o uso de cirurgias, dietas radicais ou processos de beleza. Também entende que o padrão universal de beleza deve ser apenas um: ser feliz com a sua aparência.
Dessa forma, é importante observar que a mulher que tem uma mente sã, é feliz com sua aparência, mas como é notório que esse não é o caso de todas. É necessário, que a mídia e sociedade a conscientizem de que ela é linda do seu jeito, que há diversidades de beleza no mundo, que números de roupas não são padrões, e o mais importante, é dizer-lhes que: o padrão de beleza é apenas um, ser feliz.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018