Título da Redação: Vaidade sem limites

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por Jelly Bean


A beleza exigida por Vinícius de Moraes em sua célebre frase que ressalta a aparência perfeita: “As muitos feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”, reflete sobre o pensamento de homens e mulheres. Para isso, são realizadas inúmeras plásticas ou aplicações de “bombas” em todo o corpo para remodelar o local que foi aplicada. Contudo, o risco de consequências para a saúde é elevado, pois a maioria desses procedimentos é realizada sem acompanhamento médico.
O reflexo do padrão de beleza modelado por revistas, sites de moda e novelas está concentrado nas academias, sendo que antes eram frequentadas com o intuito de melhorias para saúde. Por outro lado, o excesso de vaidade incentiva o uso de anabolizantes – a sua ingestão ou aplicação estimula a produção de hormônios sintéticos, conhecidos como esteróides anabólicos androgênicos (EAA) – que intensificam os efeitos fisiológicos da testosterona aumentando a massa muscular e a redução de gorduras. O uso de anabolizantes sem acompanhamento médico pode trazer riscos à saúde, como: ataque cardíaco, dores de cabeça, queda de cabelo (calvice) e aumento da pressão arterial.
A almejada aparência perfeita não se restringe em academias ou uso de esteróides, envolve clínicas de cirurgia plástica, ainda. Sem a necessidade de realizar cirurgias plásticas, homens e mulheres se arriscam para acrescentar ou melhorar alguma parte do corpo, subestimando os riscos de morrer. A morte do jovem Celso Santebañes, mais conhecido como Ken Humano, demonstra o limite da vaidade desejada através de dezenas de cirurgias plásticas, apenas para parecer com o marido da Barbie, Ken. O falecimento desse jovem rapaz de 20 anos foi em decorrência de um tipo raro de câncer, que foi agravado pela aplicação de hidrogel e as tantas cirurgias feitas.
Todavia, cirurgias plásticas e o uso de anabolizantes devem ser controlados e regulamentados, apenas com autorização médica esses procedimentos devem ser realizados. Destarte, a sociedade precisa se conscientizar e fechar revistas e sites de moda, trocar novelas por filmes, abrir livros que contribuam para criar uma mente mais crítica, pois não impõe nenhum padrão de beleza para quem lê.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018