Título da Redação: Valorização do belo

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há cerca de 3 anos por Igor Henrique


Dentre as diversas violências sofridas pela mulher nos tempos atuais, se destaca a ditadura da beleza. Constantemente a mídia altera o padrão do que é ser bela com intuito de influenciar a população ao consumo. Obter o corpo perfeito é o sonho da maioria, e para isso, mulheres vem se sacrificando cada vez mais para conseguir o inalcançável.

A indústria do consumo vê nas mulheres uma excelente oportunidade de lucro. Cosméticos, roupas, dietas e cirurgias plásticas, são exemplos de aquisições que a mídia, através de comerciais televisivos, revistas e propagandas, impõe para que mulheres possuam a ‘’aparência ideal’’. Infelizmente, uma considerável parcela da população feminina se torna ‘’escrava’’ desses padrões periódicos, o que afeta diretamente na saúde física e psicológica.

Se tem como exemplo a intensa busca pela perda de peso que vem gerando cada vez mais casos de distúrbios alimentares. Na busca de atingir o corpo magro, tido como saudável e atraente, mulheres em sua maioria jovens se privam de comer ou até mesmo regurgitam o alimento consumido, devido ao medo de engordar. Desta forma acabam por desenvolver graves doenças como bulimia e anorexia que em 20% dos casos terminam em morte.

Nesse contexto, a mídia aliada à indústria estética, tem grande papel na deterioração da autoestima nas mulheres. A beleza é algo subjetivo, não se pode materializa-la, cada pessoa é única da maneira que é, e criar padrões de beleza é um erro. Para que as pessoas se sintam bem não é necessário que haja mudanças, é necessário que se aceitem e se orgulhem de como são.

É evidente, portanto, que uma considerável parte das mulheres sacrificam a saúde para obter o tão sonhado corpo perfeito ditado pela mídia. Se faz necessário que a população se conscientize do problema pois a única solução é o autoconhecimento. Desta forma, espera-se que os governos municipais incentivem a divulgação da questão por meio da mídia, para que toda a população tenha acesso as causas e consequências

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018