Título da Redação: Vende-se corpo perfeito!

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


O movimento Renascentista do século XV acentuou as diferenças entre as classes sociais, no qual os mais privilegiados eram mais robustos por terem mais condições financeiras. Mas não é preciso ir tão longe: na sociedade atual vive-se a constante perseguição do padrão de beleza, divulgado pela mídia, que determina a inclusão ou exclusão social do indivíduo. Tal fator é possibilitado pelas inúmeras estratégias de consumo.
Há quem duvide do poder de manipulação da mídia, no entanto, tento em vista que são bombardeadas inúmeras informações que exaltam o padrão de beleza: magro e branco, e conseqüentemente o individuo que não se enquadra é manipulado e forçado a buscar através de “fórmulas milagrosas” e cirurgias plásticas, a inclusão social. Tal padrão consumista destaca a discriminação dos demais biótipos e inferioriza as classes oprimidas.
A valorização da beleza estética se mostra presente desde a infância, dessa forma percebe-se isso quando a menina ganha sua primeira boneca Barbie, a qual é um ícone mundial, além disso, é no mínimo alarmante que essa seja: magra, branca e loira. Com base nisso, a criança que não se identifica cresce frustrada e com a ânsia de alcançar o corpo perfeito, esquecendo de nivelar ao corpo saudável, por conseguinte, acarretando diversos problemas psicológicos e físicos.
Fica claro, portanto, a necessidade de uma mudança efetiva dos atuais paradigmas que norteiam a imagem do corpo. A mídia poderia utilizar de seu poder para a divulgação de valores de respeito às diversidades, com propagandas publicitárias que quebrem o padrão único de beleza. Por fim, a base familiar, através do diálogo deve conscientizar as crianças e desmistificar os estigmas. Desse modo, a sociedade daria lugar à valorização social das diferenças aliada a qualidade de vida.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018