Título da Redação: Viver bem

Proposta: Padrão de beleza e sociedade.

Redação enviada há quase 2 anos por Maycon Silva


Para Platão, o importante não era apenas viver, mas viver bem. Contudo, esse princípio tem sido ignorado na sociedade contemporânea. Na busca do corpo perfeito inatingível, jovens e adultos buscam de todas as formas a realização na sociedade. Nesse contexto, é essencial analisar e combater a gênese que faz com que os jovens brasileiros se entreguem a essa verdadeira "ditadura da beleza".
Com o objetivo de obter o corpo dos dos sonhos, das redes sociais, os jovens brasileiros têm se entregado cada vez mais à ditadura da beleza, que a todo instante, é reproduzida pela mídia nos diversos meios de comunicação. Frequentando as academias mais cedo, uma parcela da " juventude Fitness ", infelizmente, faz uso de substâncias proibidas como anabolizantes e hormônios esteróides, além de dietas arriscadas na busca do corpo perfeito.
Todavia, é possível perceber uma quantidade de jovens e adultos insatisfeitos e pouco realizados consigo mesmo diante da sociedade, que por sua vez, é apática quanto a isso, enfrentando a temática como " normal", como um fruto dos tempos modernos. Porém, a ditadura da moda é mais uma das raízes do consumismo desenfreado e da alienação social, tendo em vista que aqueles que se dão a esses fundamentos são acríticos quanto aos valores repassados e estão quase sempre insatisfeitos consigo mesmo.
Em vista dessa convenção maléfica acerca da beleza na atualidade, é quase inevitável que as crianças sejam alcançadas por esses princípios. Nesse sentido, é preciso que as práticas reprodutoras dessa ditadura da moda sejam combatidas e assim, não ponham em risco a vida dos futuros jovens e adultos no país.
Dessa forma, torna-se necessária uma revolução inteligente no intuito de quebrar os paradigmas hodiernos que comprometem e "escravizam" os jovens brasileiros. Nessa perspectiva, é fundamental que o Estado fiscalize os conteúdos veiculados pela mídia, cobrando desta, a imparcialidade. Para efetivar as ações estatais, instituições como a família e a escola, devem educar crianças e jovens no país, demostrando, por meio de palestras e campanhas, os perigos da influência da ditadura da beleza na vida das pessoas, e o fracasso daqueles que massacram sua autoestima, em busca de algo inatingível. Não se esquecendo, porém, de repassar o princípio platônico de que o importante é viver bem.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018