Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Perspectivas e desafios da educação à distância no Brasil

Redação enviada há 4 meses por usuário anônimo.


Lançada pelo grupo musical Realidade Cruel, a música "Quem Sabe Um Dia" retrata as dificuldades enfrentadas por moradores de uma comunidade do Rio de Janeiro dominada pela milícia local. Assim como na canção, verifica-se hoje que a ação de miliciantes é uma triste realidade enfrentada principalmente pela população carioca, fato esse que desencadeia uma série de acontecimentos, como a submissão ao tráfico de drogas, arrecadação de impostos ilegais e estimulo ao consumo de entorpecentes. Assim sendo, observa-se que tais ações ocorrem em regiões onde a população local vive às margens da sociedade, pois não havendo fiscalização dos agentes de segurança pública e políticas de inclusão, organizações criminosas atuam garantindo que esses direitos continuem privados do cidadão brasileiro.
Em uma reportagem divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, em Outubro de 2017, estima-se que o número de homicídios envolvendo a ação de entidades criminosas aumentou 20% em relação ao ano anterior, ou seja, mesmo após as campanhas da Secretária de Segurança Pública com a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora em bairros que apresentam um elevado índice de violência, a pratica de crimes continua a aumentar. Esse aumento pode ser explicado pelo fato de que as ações promovidas pelas forças armadas são pouco efetivas no combate ao crime organizado, dado que, em alguns casos, os próprios agentes de segurança fazem parte de entidades criminosas que atuam em diversas regiões do país. Por essa razão, torna-se necessário medidas protetivas de urgência, como a ampliação das Unidades de Policia Pacificadora, em regiões estratégicas que visam diminuir a incidência de crimes nesses locais.
Além disso, outro fator que agrava ainda mais a situação refere-se à participação de políticos em esquemas de corrupção que beneficiam a ação das milícias em determinados órgãos governamentais. Um exemplo claro desse retrocesso social aconteceu em São Paulo, em que o Ministério Público local abriu um inquérito para investigar a participação de dois Deputados Federais acusados de estarem diretamente envolvidos na arrecadação de impostos de origem ilegal arrecadados em comunidades da Zona Oeste de guarulhos. Na ocasião, em uma perícia preliminar executada pela Polícia Federal, foi constatada a troca de mensagens entre o investigado e o líder da facção, constatando assim a prática dos crimes investigados.
Dessarte, para que seja possível minimizar o crescimento das milícias no Brasil, é preciso que o poder judiciário, por meio de uma emenda constitucional aprovada no Senado e na Câmera dos Deputados, tipifique como crime qualquer forma de envolvimento político entre indivíduos que favoreçam a ampliação de instituições criminosas nos grandes centros urbanos. Ademais, cabe ao Ministério da Tecnologia, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, criar uma ouvidoria pública online que registre denúncias anônimas feitas por moradores que estejam sendo explorados por quadrilhas locais e investigue-os, preservando a integridade e identidade do delator dado que, agindo dessa forma, a problemática será atenuada, e a influência desses dados será minimizada.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018