Título da Redação: A Falsa Globalização

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há quase 3 anos por usuário anônimo.


A Globalização tem como significado o processo de integração econômico, cultural, social e político. Porém, infelizmente, na prática, esse significado está incorreto, uma vez que ela tende a investimentos demasiados apenas no setor econômico e político, enquanto no socioeconômico e na Saúde não são todas as nações que os possuem com qualidade.
Enquanto os Estados Unidos, um dos responsáveis pela globalização, gozam de tecnologias, shoppings, hospitais e postos de saúde sofisticados, automóveis, consumismo exacerbado, a população da África padece com a miséria, falta de hospitais e de saneamento básico, infraestrutura e até mesmo, vestimentas. Segundo o livro O Ponto de Mutação, o Pentágono gastou cerca de 600 Bilhões de Dólares em armamentos militares aos soldados americanos, ao passo que os africanos vivem com menos de Dois Dólares por dia. Logo, pode-se afirmar que existe deveras uma Globalização que ajudou e unificou o mundo em todos os setores?
Por definição teórica, ela trouxe a integridade mundial em diversos aspectos, mas tal conceito é claramente falho, visto que as nações ricas se uniram entre si. Exemplo sólido disso é saber que a África provavelmente não terá a mesma qualidade de saúde dos países europeus, nem espaço no bloco econômico mais forte do mundo: União Europeia, porque não há investimentos por parte de outras nações e, consequentemente, ela não se desenvolverá. Deste modo, observa-se que a fronteira que dividia o mundo em socialismo e capitalismo desapareceu, entretanto, surgiram outras que passaram a dividir o mundo minuciosamente, conforme interesses políticos e econômicos.
Os países globalizados, portanto, precisam investir nos subdesenvolvidos, valorizá-los e leva-los à prosperidade. É necessário ter investimentos empresariais, infraestruturais, analisar o que certo país oferece de benefício ao mundo e explorá-lo, a fim de que se tenha desenvolvimento econômico, o que trará uma melhor qualidade de vida e de saúde à população, progressão socioeconômica e por fim, a agregação destes à Globalização.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018