Título da Redação: A saúde do sistema e suas facetas globalizadas.

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há mais de 3 anos por Vitória Dantas


As mudanças no estilo de vida da população, iniciadas com as revoluções industriais, desenvolveram um avanço das tecnologias, aliados pelas buscas de melhorias e de geração de capital pelo sistema. Mas se por um lado esse avanço rende bons frutos, por outro ocasiona um cenário preocupante de degradação ambiental e poluição, colocando em dúvida até que ponto os efeitos da globalização são benéficos.
Geração de emprego e liberdade de ascensão econômica são benefícios de uma economia capitalista. Com avanço e investimento em pesquisas, muitas descobertas já foram feitas pela ciência, descobertas essas que auxiliam na melhoria de vida da população e representam um marco nas mais diversas áreas, dentre elas a saúde.
Porém, por outro lado, o aumento das diferenças sociais, o alargamento das fronteiras econômicas, a dispersão de poluentes e degradação do meio ambiente são agravantes gerados pela globalização. O crescimento populacional também aparece como outro fator preocupante, ocasionando demanda no aumento da produção industrial, além do grande uso de meios de transporte liberadores de gases tóxicos que representam risco para a saúde da população, em especial das que moram em grandes pólos industriais.
Diante dos fatos aqui apresentados, os avanços tecnológicos são importantes para a a sociedade, mas a atenção com os avanços e seus riscos precisa existir. Protocolos, como o de Kyoto, são importantes iniciativas, porém é necessária a adesão e participação das grandes potências. Outro meio bastante importante é que a população passe a adotar meios de transporte alternativos e o estado tem importante papel nesse meio, investindo na melhoria dos transportes de massa. Campanhas socioeducativas incitando o uso de bicicletas também são válidas. Melhorias nas condições de vida é papel de cada um e é imprescindível para a saúde e sobrevivência de todos.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018