Título da Redação: Educação Saudável

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há mais de 3 anos por Ágatha Flora


A questão de saúde pública é, antes de tudo, questão educacional. Contenção epidemiológica não deve ser um processo dependente de apenas alguns setores como governo e/ou profissionais de saúde locais, pois qualquer pandemia foi, em alguma hora, endêmica.
Uma doença restrita à uma localidade no planeta não tendencia à inércia devido à globalização, fator que permite, entre diversas atividades, o deslocamento humano. Ao contrário, porém, do que seria o primeiro pensamento de solução, o isolamento não é uma opção viável.
Além de discriminatório, ignorar um surto patológico é auxiliar em seu desenvolvimento, portanto, o envio de reforços médicos e hospitalares por nações, ONGS, empresas ou qualquer outro membro com condições é uma ativação automática de segurança no próprio território.
Essa condição, antes mesmo de financeira, é de educação. Não é uma ação que precisa ser tomada com base emocional de que ajudar alguém do outro lado do mundo faz bem aos sentimentos, em um mundo capitalista, ações assim já perderam o sentido.
Reconhecer que a saúde ao lado é potencialmente importante é um distanciamento da ignorância. Pensar em saúde individual é pensar, anteriormente, na global, pois tudo faz parte de um conjunto. E basta uma pequena estrutura de conhecimento para saber que esse conjunto, antes, foi unidade.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018