Título da Redação: MÁQUINA EXPLORADORA

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há quase 3 anos por Vitor Luciano Oliveira Tomé


Teoricamente, a saúde tem o papel de reduzir e combater as vulnerabilidades sociais e ambientais. A globalização permite que a saúde exerça sua função de maneira eficaz e rápida, disponibilizando novas tecnologias e técnicas à todo instante. Contudo, apesar de ser um processo que favorece o desenvolvimento humano, traz consigo diversos impactos, como aumento das desigualdades socioeconômicas e degradação do meio ambiente, além de que seus benefícios são absorvidos apenas por uma pequena parcela do planeta. Levando a sociedade discutir até que ponto a globalização é benéfica à saúde global.
A partir dessa discussão, é possível definir que a globalização faz surgir uma necessidade, cada vez maior, de exploração dos recursos naturais e da mão de obra( do homem), para atender as necessidades de consumo e desenvolvimento. Causando impactos ambientais e sociais, como mudanças climáticas e miséria, que interferem diretamente na saúde dos indivíduos. Como por exemplo, quando no verão de 2003, uma onda de calor, ocasionada por desmatamentos e queimadas, atingiu a Europa Ocidental, ocasionando cerca de 12000 mortes na França.
Esta exploração, despreza a função social que a globalização tem de melhorar a qualidade de vida e saúde das pessoas, assumindo um papel de "máquina exploradora". Essa troca de papéis, faz com que as desigualdades sociais e degradação do meio ambiente aumentem. O que acaba por tornar este processo extremamente maléfico para a saúde global, à medida que ignora as necessidades dos indivíduos e do meio ambiente em favor do enriquecimento de uma pequena parcela do globo.
Logo, a partir deste panorama, para minimizar e combater a atual situação, é necessário estabelecer medidas que coíbam excessos, por meio da construção de uma educação que valorize a ética e um desenvolvimento sustentável, além da criação de leis internacionais que promovam as fiscalização e combate contra a exploração indevida tanto dos recursos naturais quanto da mão de obra. Tendo organizações como a ONU( Organização das Nações Unidas), OMS( Organização Mundial de Saúde) e a OMC( Organização Mundial de Comércio), papel fundamental para auxiliar os países a criarem leis, campanhas educativas e tecnologias que favoreçam o desenvolvimento humano. Sendo preciso maior coordenação entre orgãos do poder público e organizações da sociedade civil.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018