Título da Redação: Maus hábitos de alimentação, problema de saúde pública

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há mais de 2 anos por usuário anônimo.


Alimentação, algo essencial para a manutenção da vida, pode também se tornar um problema de saúde pública. A obesidade, grilhão de vários países desenvolvidos já é uma realidade brasileira.
O Brasil, um país em desenvolvimento, por motivo da colonização portuguesa e por influência estrangeira herdou e absorveu muitos hábitos culturais, desde a forma de se vestir, comercializar,organização dos seus poderes, até a forma de se alimentar. Essa herança cultural introduziu bons costume, como o arroz com feijão, prato saudável e nutritivo, porém veio carregado também dos máus, como é o caso dos fast foods, alimentos industrializados ricos em produtos químicos para sua conserva, que são preparados de forma rápida para seu consumo.
Os fast foods como cachorros quentes, sanduíches, sorvetes e afins são alimentos ricos em carboidratos, o que faz com que o acumulo de gordura e colesterol suba muito caso a ingestão seja constante.
O exagero no consumo deste tipo de alimentos, aliado a uma vida ausente de exercícios físicos pode levar uma pessoa ao estágio de obesidade. O fato de uma pessoa estar obesa, além de acarretar problemas pessoais, sobrecarrega o sistema de saúde público, pois a obesidade anda lado a lado com várias doenças ligadas ao estilo de vida, como é o caso da pressão alta e diabetes. Os hospitais e ambulatórios recebem diariamente pessoas acometidas por esses males e outros, fazendo com que estejam sempre lotados. O estado gasta muito com o tratamento de diabéticos e hipertensos.
Esse dinheiro, tempo de trabalho médico e leitos em hospitais, poderiam ser evitados de serem gastos,mas para que isso ocorra é necessário que as autoridades competentes tratem a obesidade de fato como uma epidemia como ocorre com outras doenças como a dengue por exemplo. Desta forma uma estratégia de contenção que atuaria na prevenção, auxiliando as pessoas verem o mal de consumir em excesso alimentos fast food, poderia melhor ser aplicada.
Uma saída inteligente é agir desde a pré escola no ensino de uma alimentação saudável e práticas como exercício físico regular, de maneiras mais voltadas a de fato educar fisicamente, o cultivo hortinhas escolares, merendas em que os hortifrutis estejam mais presentes bem como orientação dos pais nas próprias escolas , isso faria com que a médio prazo os hábitos de vida do brasileiro sofressem uma mudança qualitativa no sentido de ser mais saudável.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018