Título da Redação: Não deixe a saúde em segundo plano

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há cerca de 3 anos por Pri


Os registros do processo de globalização evidenciam o crescimento de transnacionais; abertura do comércio; agilidade nos meios de transporte e comunicação; entre outros. Tais fatores atingem, direta ou indiretamente, toda a população, mas não de maneira igualitária.
Há poucas décadas, o alimento transgênico foi acrescentado ao mercado com o intuito de agradar tanto produtores quanto consumidores. O diferencial desse produto moderno seria pelo fato de ser produzido em larga escala e com gastos e tempo reduzidos. Entretanto, é necessário ponderar os riscos e danos provocados pela ingestão de tais alimentos.
Nesse sentido, é preciso considerar a importância da preservação do meio ambiente para a saúde global. Não podemos, simplesmente, alterar uma técnica de cultivo mais saudável por outra mais viável economicamente, como por exemplo: a rotação de culturas pela monocultura, e agir como se estivéssemos certos. As doenças causadas por dietas pobres em nutrientes vão continuar se proliferando, caso nenhuma mudança seja feita.
Outro aspecto importante a ser considerado é a rapidez com que os agentes patogênicos (vírus, bactérias, fungos, protozoários) viajam pelo mundo. Esses intrusos, literalmente, ´´pegam carona`` com os humanos durantes os seus deslocamentos turísticos. Dessa forma, , é preciso redobrar os cuidados sanitários internacionais, principalmente durante viagens, para que uma simples epidemia não se transforme em uma complexa pandemia.
A partir das ideias discutidas acima, torna-se indispensável a criação de um órgão fiscalizador alimentício mais rigoroso, por parte do Estado, para garantir à população produtos seguros e, verdadeiramente, saudáveis. Outra medida corretora eficaz seria a utilização de aparelhos capazes de identificarem doenças contagiosas ainda no seu período de incubação. Tais instrumentos deveriam ser utilizados nos aeroportos antes do embarque dos passageiros. Com isso, poderemos potencializar as vantagens da globalização e minimizar os efeitos colaterais de tal fenômeno mundial.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018