Título da Redação: Os malefícios da globalização à saúde

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há mais de 3 anos por Brenda Belo


Arraigadas tornaram-se na sociedade atual as discussões a respeito da globalização. Com aumento do fluxo de informações e pessoas ao redor do mundo, todos se veem, direta ou indiretamente, vítimas desse processo que, apesar de muitos avanços, trouxe consequências negativas a diversos setores. À saúde mundial, a industrialização encarregou-se de apresentar graves danos, muitos deles, irreversíveis a curto prazo.
A busca de um país por ascensão econômica reflete-se, muitas vezes, na decadência da qualidade de vida de sua população. Em países da América Latina, Ásia e África, fácil se torna notar o quão prejudicial se fez o processo de industrialização a medida que, em busca de se afastarem do status de exportadores de matéria prima e mão de obra barata, essas regiões buscaram um modelo de desenvolvimento urbano e industrial rápido e não muito planejado. Como consequência, hoje, cidades saturadas, sem saneamento adequado e vítimas de poluentes, se fazem presentes em locais como México, índia e Brasil pondo em risco a vida de seus cidadãos.
Vale ressaltar também o caráter nocivo de produtos consumidos em cenário de globalização. Em busca de maior margem de lucro, empresas de todo o mundo passaram a utilizar matérias primas sintéticas já que elas, geralmente, não demandam a importação a longas distâncias. Exemplo disso se nota nos alimentos feitos com substâncias que imitam frutas e chocolates e são ricos em gorduras trans e corantes. A longo prazo, podem ser aumentados os riscos de câncer e doenças neurodegenerativas pela deficiência em sua metabolização.
Percebe-se, dessa forma, a necessidade de se estipular regras internacionais por órgãos como a OMC (organização mundial de comércio) e a ONU (organização das nações unidas) que determinem mecanismos de correção desse cenário. O incentivo financeiro à recuperação da questão ambiental - com aplicação de saneamento básico e mais rigor na questão dos poluentes - e a regulamentação do uso de sintéticos por industrias alimentícias se faz, pois, necessária. Só assim, a saúde será mais uma beneficiada pelo processo de globalização.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018