Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há cerca de 2 anos por MP


A globalização teve inicio nos séculos XV e XVI com as Grandes navegações e Descobertas Marítimas, e efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo. O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando, assim, as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente. Contudo, esse processo trouxe, não apenas oportunidades e avanços, mas também, alguns impactos sociais que conduziram ao aumento dos riscos à saúde humana, como por exemplo, o aumento do consumo de alimentos não saudáveis.
Com o surgimento da globalização, o capitalismo ganhou impulso, aumentando a produção, principalmente no setor alimentício. As indústrias, vendo a necessidade das pessoas em economizarem tempo, investiram na produção de alimentos rápidos e de fácil preparo, como hambúrguer e macarrão instantâneos, e na criação de fast-foods. Com a finalidade de ganhar lucro, essas grandes empresas não alertam aos consumidores sobre os riscos que tais alimentos, ricos em gorduras, quando consumidos em excesso, podem causar a saúde.
Em virtude disso, o número de doenças relacionadas com a ingestão de alimentos industrializados vem crescendo nos últimos anos. Devido a esse aumento, a OMS (Organização Mundial da Saúde), aprovou uma lei que defende o fornecimento amplo de informações sobre os alimentos aos consumidores. Além de adotar medidas - como o incentivo a uma alimentação saudável- para conter o avanço de doenças como as cardiovasculares, diabetes, hipertensão e a obesidade, que estão associadas ao consumo de alimentos e bebidas ricas em gorduras, açúcares e sal.
Portanto, fica clara, a necessidade de conscientizar a população sobre as doenças que uma refeição não saudável pode gerar. É importante que o governo invista nos setores informacionais, mídia, revistas e internet, por exemplo, promovendo campanhas e palestras, a fim de alerta as pessoas sobre os problemas de uma má alimentação, e instrui-las a optarem por vida mais saudável. Ademais, é fundamental que os órgãos públicos, fiscalizem as indústrias, para que essas cumpram seu papel, fornecendo em seus produtos, informações completas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018