Título da Redação: Redação sem título.

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há quase 3 anos por Estudante


Globalização é um fenômeno que permite a integração entre países ecomica, social e culturamente. Dessa maneira, através desse processo o que antes era longe passou a ser perto; o desconhecido, conhecido. Nesse sentido, muitas vantagens são percebidas, entretanto, pontos negativos também vêm à tona, como no âmbito da saúde global, a qual se torna mais fácil de ser abalada, por exemplo, por meio da disseminação de doenças em larga escala e o aumento da degradação do meio ambiente.
Do Oriente ao Ocidente. Com o encurtamento das distâncias propiciado pela Globalização, o tráfego internacional de pessoas é intenso. Dessa forma, a interação entre povos cresce, o que, em determinadas circunstâncias, é ruim, como no caso da disseminação de patologias, que tem seu potencial e nocividade aumentados exponencialmente. Com isso, uma doença presente na África pode se espalhar pelo mundo em questão de horas (o Ebola Vírus, por exemplo), causando o enfraquecimento da saúde das populações e muitas mortes.
Além disso, os efeitos negativos desse processo também atingem o meio ambiente. Por causa da possibilidade de internacionalização das indústrias, muitas empresas instalam filiais em vários países, o que leva ao crescimento da produção industrial, assim como seus desdobramentos danosos: a poluição e a degradação da natureza. Assim, a emissão de gases poluentes liberados para a atmosfera ( como a fumaça e o CO2) através dos processos de fabricação contribuem para o aumento da poluição, que acarreta o desenvolvimento de doenças pulmonares e de pele. Ademais, a necessidade de exploração dos recursos naturais - a água, por exemplo - e o desmatamento tornam o cenário ainda mais preocupante, pois diminuem a biodiversidade e a qualidade de vidas das pessoas.
Contudo, há medidas que podem minimizar tais desdobramentos, a informação, por exemplo. A Globalização também permitiu a difusão rápida e ampla da informação, em virtude disso, o conhecimento científico pode ser compartilhado. Dessa maneira, cientistas e médicos têm a chance de compartilhar problemas e soluções velozmente. Além disso, a informação possibilita que toda a sociedade esteja a par dos acontecimentos do mundo - sejam bons ou ruins - e possam precaver-se de possíveis ameaças.
Logo, a Globalização traz consigo inúmeras possibilidades e inovações, por outro lado, alguns setores tornam-se mais vulneráveis, como a saúde. Portanto, iniciativas próativas são necessárias para que os efeitos nocivos dessa integração mundial sejam minimizados.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018