Título da Redação: Saúde em primeiro lugar

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há quase 3 anos por thay


Chegou-se a uma época em que tudo tem que ser feito com a maior velocidade possível. Relatórios no trabalho, respostas a emails, entrada na universidade, entre tantas outras coisas. Com tudo isso o ser humano vem deixado de ter tempo para fazer coisas tão fundamentais que pode parecer irreal. Alimentar-se, por exemplo. No Brasil atualmente, a quantidade de pessoas que comem somente comida pronta é incrivelmente assustadora. Já não há mais tempo para aquela refeição em família ao redor da mesa, como havia há 10 anos, tudo tem que ser feito na maior velocidade possível, muitas vezes com consequências nem tão boas para a saúde.
As comidas pré-cozidas e os famosos fast-food, são ricos em nada e pobres em tudo. Ricos em conservantes, açúcares e gorduras que favorecem o desenvolvimento de diabetes e obesidade e pobres nos nutrientes necessário a uma dieta saudável, facilitando a desnutrição. São alimentos geralmente tentadores e fáceis de comer,além de serem baratos, o que contribui para que tantas pessoas se alimentem dessa forma diariamente. Geralmente mais atrativos para crianças, trazem sérios problemas no crescimento das mesmas.
Por serem alimentos fáceis de se comer, frequentemente as pessoas o fazem enquanto estão executando outras coisas como dirigir, digitar algum trabalho, falar no telefone, etc. Isso prejudica já a primeira fase da digestão que é a mastigação, pois o cérebro está preocupado com outra coisa no mesmo momento, fazendo com que os poucos nutrientes que o alimento tem sejam perdidos. Essa falta de tempo causada pela globalização, acarreta na privação de exercícios físicos para a maioria da população brasileira, colaborando para o sedentarismo.
As refeições já não são mais vistas como uma forma de interação social entre amigos ou família, mas sim apenas como uma necessidade básica do corpo que é muito mal atendida. O Brasil possui tanta diversidade cultural, com comidas tão marcantes em cada região, mas estão sendo deixadas de lado justamente por influência da globalização e a entrada dessa nova forma de se alimentar. Mas será que os brasileiros estão em alerta para as sequelas disso? Os malefícios de uma dieta não saudável são incontáveis e muitas vezes avassaladores.
No mundo tão globalizado deve haver uma maior conscientização da importância de se alimentar corretamente e dos frutos negativos de uma nutrição não sadia. Apesar da urgência das coisas atualmente, a saúde deve ser algo primordial e os brasileiros não podem medir esforços para conservar a mesma, já que sem saúde nenhuma das outras tarefas poderá ser realizada tão facilmente. O consumo desses alimentos deve ser evitado, e uma rotina de exercícios físicos semanal necessita ser criada, mesmo que isso tudo pareça impossível diante da atual situação, pequenos gestos já farão grande diferença na melhoria da saúde global.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018