Título da Redação: Saúde global: as consequências da globalização

Proposta: Saúde global em tempos de globalização

Redação enviada há mais de 3 anos por Mar Rey


A globalização é um processo que se iniciou no período das Grandes Navegações e se fortaleceu na era das Revoluções Industriais. Com um maior fluxo de capitais e um maior contato entre as pessoas, as culturas misturaram-se e as distâncias reduziram. Esse processo, que muito contribuiu para o desenvolvimento econômico mundial e trouxe mudanças no âmbito social, também atingiu a saúde global.
A existência de uma maior comunicação com outros povos facilitou a transmissão de doenças, uma vez que pessoas infectadas podem viajar por todo o mundo e disseminarem os vírus por onde passarem. Doenças que são endêmicas podem ocasionar facilmente uma pandemia. Como foi o caso da Gripe Suína que se iniciou na Ásia e rapidamente espalhou-se por todo o mundo, matando milhares de pessoas.
As mudanças de hábitos acarretadas pela intensificação da globalização, também afetaram o bem estar da população global. Com o desenvolvimento de alimentos industrializados e o aumento da correria do dia a dia virou costume em todos os lugares comer alimentos ricos em sódio, gorduras e açúcares, já que são preparados de forma mais rápida e prática, sendo encontrados em qualquer lugar. Essa ingestão acaba agravando os casos de obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes.
Ademais, esse processo contribuiu para reduzir a qualidade de vida, uma vez que o impulso tecnológico e o desenvolvimento comercial levaram a uma desenfreada extração de recursos e exploração do meio ambiente, fatores que contribuíram para a poluição do ar, a contaminação da água e a diminuição de áreas verdes. Motivos que reduzem o bem estar da população e causam doenças respiratórias e gastrointestinais.
Destarte, percebe-se que a globalização trouxe vantagens a todo o mundo, todavia facilitou a proliferação de doenças e a fragilização da saúde humana. Para que esses desafios impostos sejam superados é importante que todos sejam informados sobre os riscos que correm. Ou seja, pessoas que vivem viajando devem saber sobre vacinações e formas de evitar contágios. Todos devem aprender a discernir os alimentos adequados a serem ingeridos constantemente e as empresas que não ajudam no equilíbrio ambiental devem ser denunciadas, posto que assim, a ação social para combater esses problemas será mais efetiva e a saúde global será assegurada.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018