Título da Redação: Animais como cobaias: um mal necessário?

Proposta: Testes em animais: até que ponto o avanço da ciência interfere no direito à vida dos animais?

Redação enviada há mais de 3 anos por MONALLIZA FREIRE


A utilização de animais pelo homem para diversas finalidades e de forma indiscriminada sempre foi algo comum, entretanto, a sua utilização principalmente para experimentos científicos vem sendo questionada. Para muitos ativistas o uso de animais em experimentos científicos são atos cruéis e em muitos casos desnecessários para o avanço da ciência, porém, pesquisadores afirmam que a substituição total do animais é algo improvável.
A polêmica que gira em torno dos experimentos em animais, baseia-se principalmente questionando a forma cruel que muitos experimentos ocorrem em prol de uma imposição humana que utilizam os animais como objetos. A utilização da vivissecção, ou seja, dissecação de animais vivos para pesquisa e estudo, é considerada uma prática cruel e desnecessária, já que em muitas situações não são utilizados anestésicos, agravando o sofrimento do animal. Além disso, muitos testes realizados em animais não garantem que as reações serão as mesmas nos humanos, ou simplesmente são produtos para fins estéticos, confirmam a utilização dos animais em alguns casos ineficaz e dispensável.
Partindo do principio que muitos dos medicamentos e tratamentos que utilizamos atualmente, foram antes testados em animais, defende-se que a substituição total dos animais nos experimentos científicos traria problemas mais grave aos humanos. Caso substâncias não fossem testadas primeiramente em animais, mas diretamente em cobaias humanas, o risco para os voluntários seria imenso, por esse motivo, utilizam-se animais com rápida reprodução e curto ciclo de vida, como os roedores para a maioria dos experimentos.
Utilização de animais em pesquisas que possuem como objetivo buscar tratamentos para doenças é algo necessário e que justifica sua utilização em prol da humanidade. Entretanto, se faz necessária uma legislação que proíba a utilização de animais para outros fins que não o tratamento de doenças, como proibição para fins estéticos. Programas de computador, cultivo de tecidos in vitro podem ser utilizadas por Empresas de cosméticos e outras que não possuem a finalidade de tratar doenças, poupando assim muitos animais

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018