Título da Redação: Animais que somam, pesquisas que acrescentam

Proposta: Testes em animais: até que ponto o avanço da ciência interfere no direito à vida dos animais?

Redação enviada há mais de 3 anos por CÍCERO SOUZA


Ao longo dos avanços da civilização moderna vários estudos e descobertas foram proporcionados a partir do uso de testes em animais, como por exemplo, a elaboração de vacinas que nos previnem de diversas doenças. Porém, no decorrer desse processo surgiu um questionamento: até que ponto uma pesquisa científica é mais valorosa do que a vida de um animal, o qual é possuidor de sentimentos assim como o homem? O quadro atual revela uma situação de paradoxo entre a comunidade científica e os defensores dos animais, onde fica clara a necessidade de um acordo entre as partes de modo que o mundo continue evoluindo sem maltratá-los.
É certo dizer que animais também sentem dor e portanto não deveriam estar envolvidos em experimentos laboratoriais em que podem acabar comprometendo suas vidas. No entanto, testes são de extrema importância para que se alcance a precisão no objetivo da pesquisa e posteriormente possa trazer bons aspectos que reflitam na sociedade, tais como: medicamentos para doenças crônicas, cura de enfermidades ou até mesmo objetos que tragam mais conforto à vida. Convenha-se que em um mundo onde seres humanos morrem a todo momento afetados por várias mazelas sociais, não faz-se necessário que suas vidas sejam mais uma vez postas em risco, submetendo-as a estudos que podem ou não dar certo.
A intenção da comunidade científica não é a de destruir a vida de animais, que também sofrem percalços durante sua estada na terra. Partindo dessa égide, o uso consciente desses seres vivos sem causá-los sofrimento desnecessário é fundamental para que estudos avancem no sentido de salvar mais vidas, contribuindo para o bem estar social. Afinal, o que seria dos caminhos para as curas sem que antes houvesse sido realizado testes em camundongos?
Diante do que foi exposto, conclui-se que tanto estudos científicos, quanto animais têm sua importância relacionada ao desenvolvimento da sociedade, de modo que um consenso entre centros de pesquisa e os órgãos que defendem os animais deve existir para que se garanta, ao mesmo tempo, o avanço das mais variadas descobertas e a ética que envolve a vida animal. Aumentar a fiscalização nos laboratórios de pesquisas serve como uma forma de combate à morte e maus tratos em demasia nos animais.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018