Título da Redação: Evolucionismo as avessas

Proposta: Testes em animais: até que ponto o avanço da ciência interfere no direito à vida dos animais?

Redação enviada há cerca de 3 anos por João Rocha


A bioética surgiu como forma de debate e reflexão acerca das complexas relações entre ciência e valores. Desde as descobertas de horrorosos experimentos realizados na Segunda Guerra , vem sendo discutido os limites a serem estabelecidos pela comunidade internacional ao uso de seres vivos como cobaias.
No período de Hittler , humanos eram submetidos a teste químicos e biológicos sem preocupações a segurança da "cobaia". Hoje, mais de 70 anos depois, o enfoque é voltado para os animais, criaturas que pela biologia são considerados seres vivos, fato que não impede vários laboratórios e institutos de os utilizarem em seus experimentos.
A ciência é tida como um instrumento em prol do progresso , fruto da racionalidade humana. Como tal, não é difícil para a comunidade cientifica compreender que a utilização de animais com exceção dos homens é uma grande hipocrisia. visa-se com isso assegurar a vida dos homens, utilizando animais em seu lugar em testes de vacinas, rações ou cosméticos, desprezando as condições cruéis as quais esses animais são submetidos. Estes, são seres vivos, na maioria dos casos dotados de um sistema nervoso e perceptivo, que proporciona a sensação de dor em determinadas situação, assim como nós, seres humanos.
Além disso, a própria biologia admite que os tecidos são corporais são muito específicos, ou seja, por mais parecido que venham a ser, tecidos de uma mulher e um gato por exemplo, nunca serão iguais. Neste sentido, afim de adquirir resultados mais satisfatórios em relação aos produtos produzidos em laboratórios é muito mais aconselhável a utilização de tecidos in vitro, sintéticos ou até humanos, recolhidos de cadáveres. Sem contar que tecnologias computacionais já substituem até mesmo a matéria concreta em testes feitos nos EUA ou na Europa.
Neste sentido, é preciso que a Comunidade Científica seja mais contundente ao estabelecer seus parâmetros, cerceando cada vez mais esse festival de tortura ao qual nós humanos, impomos aos outros animais. A mídia, enquanto instituição social formadora de opinião deve abrir espaços dedicados a debates que abordem assuntos pertinentes a este tema. Apenas assim, acabaremos, mesmo que gradualmente, com tanta violência gratuita.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018