Título da Redação: Homem irracional

Proposta: Testes em animais: até que ponto o avanço da ciência interfere no direito à vida dos animais?

Redação enviada há cerca de 3 anos por Tharcisio Brito


Com os avanços tecnológicos advindos a partir do séc. XVIII, já não bastava ao homem conhecer o mundo: era necessário dominá-lo e transformá-lo de acordo com seus "gostos". Entretanto, quando os avanços se dão às custas da exploração de outros seres vivos, tais práticas se tornam ilegítimas.
Nessa perspectiva, encontra-se o discurso secular dos antropocentristas em que põe o homem como o centro do universo. Com isso, há séculos companhias e Estados exploram diversos seres vivos para a obtenção de medicamente e até mesmo de cosméticos. Grande devaneio, uma vez que já poderiam ser substituídos por tecidos sintéticos que garantem o mesmo fim.
Outrossim, há um apagão legal em que restringe apenas aos seres humanos o direito á vida e ao pleno gozo deste. No ordenamento jurídico nacional, por exemplo, existe a previsão de punição aos indivíduos que maltratam animais ao mesmo tempo que permite que estes sejam explorados por companhias. Ora, é evidente a negligência do Estado que age guiado apenas por interesses.
Repensar este cenário perverso de exploração se faz necessário. Para tanto, é preciso que sejam adotadas as tecnologias que dispensa o uso de seres vivos em testes, uma participação efetiva do Estado com a criação de uma legislação eficaz, bem como campanhas que busquem educar a população acerca dos fatos, pois, como no dizer filósofo Imannuel Kant: "o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele".

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018