Título da Redação: Os prós e contras dos testes em animais

Proposta: Testes em animais: até que ponto o avanço da ciência interfere no direito à vida dos animais?

Redação enviada há mais de 3 anos por Deivson Macedo


As condições de saúde que dispõe a sociedade contemporânea é bem diferente dos séculos anteriores. Essa evolução deve-se, sobretudo, ao progresso e a eficácia dos testes em animais proporcionados pelo mundo científico. Cabe avaliar, no entanto, se tais procedimentos não ferem o direito à vida dos animais, ponderando os pontos positivos e negativos dessa prática.
Um ponto crucial para averiguar os testes em animais é o intuito do feito. Assim, deve-se colocar em primeiro plano certas condições que evitem o sofrimento e a morte: pesquisas com propósitos médicos evidentes e quando não há outras alternativas. Algo contrário a essas medidas, como a utilização para fins cosméticos, já é, segundo o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal(Concea), uma intensa interferência no ciclo de vida das cobaias. Um fato recente que ilustra o desrespeito ao Concea e aos comitês de ética foi a utilização de cães da raça beagle, pelo Instituto Royal, para experiências indevidas e com frequentes maus-tratos.
Em contraponto, são evidentes os benefícios que os testes legais trazem para a sociedade, bem como ao animal utilizado. Assim sendo, as pesquisas nesse ramo proporcionaram o desenvolvimento de vacinas, hormônios e tratamentos eficazes contra epidemias e podem no futuro trazer a cura para a AIDS e o Alzheimer. Além disso, os ganhos com as experiências não é limitado aos humanos, expande-se a própria espécie de teste. Remédios veterinários e vitaminas são apenas alguns exemplos que explicitam esse fato, e reformulando a frase de Maquiavel: fazem de uma eventual morte o passaporte para evitar outras centenas.
Percebe-se, portanto, que a utilização de animais para testes científicos é uma importante prática à sociedade e deve ser inspecionada para que não ocorra excessos. Dessa forma, o estado juntamente com o Concea devem instituir medidas que avaliem a necessidade da experiência, baseando-se nos códigos de ética existente. Além disso, as Ong's que incentivem o combate ao abuso em animais precisam aliar-se a mídia para que suas campanhas surtam efeitos positivos e a própria sociedade passe então a não permitir o sofrimento e o excesso das experiências científicas.

Receba 48 redações corrigidas por apenas R$ 18 por mês *
Clique e conheça nossos planos

* Valor equivalente por mês para o Plano Anual.

Últimos Vídeos no Youtube

Clique aqui e inscreva-se no nosso canal

Img

Como driblar os desafios da liberação do porte de arma - Tema de redação para o ENEM

Img

A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores - Tema de redação para o ENEM

Img

Dicas de gramática: Colocação pronominal

Img

5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2018